Alternativas Jurídicas para o Custeio do Transporte Coletivo Urbano

Uma crítica constitucional e sócio-fiscal ao regime de tarifas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2023.67805

Palavras-chave:

custeio dos direitos fundamentais, direito ao transporte, tarifa zero, Nova Sociologia Fiscal, Desenho de Políticas Públicas

Resumo

A mobilidade urbana traduz e produz uma gama de conflitos e de problemas sociais ao longo da história brasileira, desde as chamadas “Revoltas do Vintém” ao final do século XIX, até os protestos de junho de 2013. O tema, contudo, ainda não é suficientemente pesquisado sob um olhar jurídicoconstitucional. A partir da combinação entre a Nova Sociologia Fiscal e a Análise de Desenho de Políticas Públicas, tem-se como objetivo a elaboração de uma compreensão jurídica sobre o custeio do transporte coletivo urbano no Brasil. O método adotado se decompõe em dois planos. Primeiramente, com base em dados empíricos secundários e análises sócio-científicas presentes na recente literatura sobre o tema, identificam-se pobres, negros/as e mulheres como peculiarmente afligidos/as com a carga obrigacional e a precariedade da atuação governamental nessa seara. Em seguida, esta realidade é interpretada a partir do diagrama de Schneider e Ingram quanto à relação entre políticas públicas e os seus públicos-alvo. Assim, propõe-se uma proposta hermenêutica quanto ao regime tributário e orçamentário aplicável à questão e alcança-se a conclusão de que a política denominada tarifa zero é tão factível como imperativa no direito brasileiro. A contribuição apresentada compra um enquadramento jurídico apto à superação dos problemas fático-sociais apresentados.

Biografia do Autor

Francisco Mata Machado Tavares, UFG - Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Direito, mestre e doutor em Ciência Política pela UFMG. Professor Associado da Faculdade de Direito da UFG, onde atua como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos (mestrado e doutorado) e em Direito e Políticas Públicas (mestrado) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Fiscais – GESF. Recebe bolsa de produtividade do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG. Possui artigos publicados em periódicos como Revista Dados, Revista Lua Nova, Revista Opinião Pública, Revista Sociedade & Estado e Revista de Investigações Constitucionais.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Tavares, F. M. M. (2024). Alternativas Jurídicas para o Custeio do Transporte Coletivo Urbano: Uma crítica constitucional e sócio-fiscal ao regime de tarifas. Revista De Direito Da Cidade, 16(1), 25–51. https://doi.org/10.12957/rdc.2023.67805

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos