Urbanismo tático e transformação da cidade: a participação política das crianças

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2023.67779

Keywords:

Urbanismo Tático, Participação Política das Crianças, Políticas Públicas, Direito à Cidade, Mais Vida nos Morros

Abstract

As cidades não foram construídas para pessoas, sobretudo as mais vulneráveis, como as crianças, que são constantemente afastadas do espaço urbano. Devido a isso e às desigualdades socioespaciais, aos problemas de infraestrutura e de mobilidade urbana que afetam a infância, é essencial a implementação de políticas públicas que garantam o direito das crianças à cidade, possibilitando-lhes maior participação social. Nesse sentido, o urbanismo tático se apresenta como uma solução, sendo o Mais Vida nos Morros (MVM), em Recife, um exemplo desse tipo de ação. Portanto, este estudo busca analisar o MVM enquanto política pública, e como se dá a participação política da comunidade, em especial, da criança nele. Para isso, a pesquisa se pautou em uma metodologia qualitativa, desenvolvida a partir da formação de um corpus linguístico composto por materiais visuais e documentais sobre o MVM, reunidos e interpretados em categorias. Os resultados encontrados apontam uma política efetiva e uma participação política satisfatória, tanto da comunidade, quanto das crianças, as quais têm tido a oportunidade de reivindicar seus direitos e vivenciar a materialização de seus anseios, transformando a cidade.

Author Biographies

Daniella Ramos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), linha de pesquisa Organização e Sociedade, campo temático de Estudos Urbanos e de Cultura Pop (EUCP). Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Políticas da Mobilidade (MOBIS/UFPE). Mestra em Administração pelo PROPAD/UFPE (2009). Áreas de interesse: Administração Pública; Estudos Urbanos; Políticas Públicas da Mobilidade; Questões Ambientais; Crianças e Cidade; Mobilidade Urbana da Criança; Estudos da Infância.

Ana Clara Lira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), vinculada à linha de pesquisa Organização e Sociedade. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), vinculado ao CNPq, durante o período 2019-2020. Foi monitora das disciplinas Introdução à Administração e Teoria Geral da Administração. Além disso, realizou estágio na empresa Baterias Moura, multinacional do setor de acumuladores de energia, integrando o departamento de Compras & Suprimentos. 

Poliana Nunes de Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), vinculada à linha de pesquisa Organização e Sociedade (OS) e ao campo temático de Estudos Urbanos e Cultura POP (EUCP). Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade (MOBIS). Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Crianças e Cidade; Estudos Urbanos; Gestão Ambiental/Sustentável; Gestão de Unidades de Conservação; Políticas Públicas.

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. É consultor ad hoc tanto do CNPq quanto da CAPES. Atualmente é membro de diversos corpos editoriais de revistas e revisor de dezenas de periódicos Qualis. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Administração Pública, Política e Planejamento Governamentais, Estudos Urbanos; Políticas da Mobilidade; Tecnologias para Qualidade de Vida; Tecnologias Assistivas; Políticas Públicas de Inovação e Resiliência Urbana; Migração, Mobilidades e Movimento; Pós-colonialidade, Espacialidade e Cosmopolitismo Subalterno; Pós-Estruturalismo. Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade (MOBIS).

Published

2024-01-29

How to Cite

Silva, D. R. da, Nascimento, A. C. L. do, Santana, P. N. de, & Mello, S. C. B. de. (2024). Urbanismo tático e transformação da cidade: a participação política das crianças. Revista De Direito Da Cidade, 15(4), 2044–2079. https://doi.org/10.12957/rdc.2023.67779