Urbanismo tático e transformação da cidade: a participação política das crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.67779Keywords:
Urbanismo Tático, Participação Política das Crianças, Políticas Públicas, Direito à Cidade, Mais Vida nos MorrosAbstract
As cidades não foram construídas para pessoas, sobretudo as mais vulneráveis, como as crianças, que são constantemente afastadas do espaço urbano. Devido a isso e às desigualdades socioespaciais, aos problemas de infraestrutura e de mobilidade urbana que afetam a infância, é essencial a implementação de políticas públicas que garantam o direito das crianças à cidade, possibilitando-lhes maior participação social. Nesse sentido, o urbanismo tático se apresenta como uma solução, sendo o Mais Vida nos Morros (MVM), em Recife, um exemplo desse tipo de ação. Portanto, este estudo busca analisar o MVM enquanto política pública, e como se dá a participação política da comunidade, em especial, da criança nele. Para isso, a pesquisa se pautou em uma metodologia qualitativa, desenvolvida a partir da formação de um corpus linguístico composto por materiais visuais e documentais sobre o MVM, reunidos e interpretados em categorias. Os resultados encontrados apontam uma política efetiva e uma participação política satisfatória, tanto da comunidade, quanto das crianças, as quais têm tido a oportunidade de reivindicar seus direitos e vivenciar a materialização de seus anseios, transformando a cidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.