Um caminho para o alcance da Agenda Urbana Global: a perspectiva do community driven multilateralism

Autores

Palavras-chave:

Governos Locais, ODS 11, Nova Agenda Urbana, Direito à cidade, Multilateralismo

Resumo

Ao se estabelecerem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a questão urbana foi abarcada pelo ODS 11. Na sua esteira, aprovou-se, junto à ONU, a Nova Agenda Urbana (NAU), conectada intrinsecamente a este ODS e primeiro documento internacional a abordar o direito à cidade. A implementação desta agenda, com isso, estava em curso, ainda que a passos singelos. Contudo, a pandemia global de COVID-19 trouxe questionamentos sobre a viabilidade de seu cumprimento até 2030. Diante disso, representantes internacionais de governos locais e regionais apresentaram à ONU a proposta do Community-Driven Multilateralism, como mecanismo dirigido ao futuro da governança global do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o trabalho objetiva verificar se a proposta pode ser compreendida como via para concretizar o ODS 11, a NAU e o direito à cidade, nos cenários pandêmico e pós-pandêmico. Visou-se, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, em abordagem dedutivo-indutiva, a identificar de que modo estes atores, utilizando-se desta estratégia, podem auxiliar no atendimento da agenda global urbana. Constatou-se, com isso, que a proposta não inova em conceitos e categorias, assemelhando-se à governança multinível, mas traz alternativa de abertura efetiva do sistema global aos atores locais, para reformular a tomada de decisões multilateral. 

Biografia do Autor

Joseli Fiorin Gomes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Co-líder do Grupo de Estudos em Instituições e Processos Decisórios nas Relações Internacionais (GEIPRI), vinculado à mesma instituição.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Fiorin Gomes, J. (2024). Um caminho para o alcance da Agenda Urbana Global: a perspectiva do community driven multilateralism. Revista De Direito Da Cidade, 15(4), 2302–2323. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/67013