Cidades Fascistas

Autores

  • Tarso Cabral Violin UFPR

Palavras-chave:

Fascismo, Anti-iluminista, Reacionarismo, Conservadorismo, Cidades fascistas

Resumo

Fascismo é um movimento político ou um regime de governo antidemocrático/ditatorial/totalitário, não sendo apenas conservador/reacionário, mas contrário ao Iluminismo, Renascimento, modernidade, cosmopolitismo, racionalismo, liberalismo político e todas as conquistas civilizatórias e das revoluções burguesas, republicanismo, direitos fundamentais individuais/sociais e direitos humanos, ideais de igualdade e liberdade substanciais, fraternidade, democracia liberal/social, e à ciência. Defende uma nação de privilegiados sem a interferência dos inimigos dessa nação, que são as minorias políticas, como as mulheres, negros, indígenas, gays, pobres, deficientes, imigrantes e refugiados, defensores de ideologias de esquerda ou pessoas com religiões diferentes; com a liderança do chefe acima das instituições, sem a divisão de poderes; e defende o neoliberalismo. Os movimentos fascistas que podem transformar um país em um Estado sob regime de governo fascista, podem também caracterizar uma cidade como fascista ou com tendência fascista, caso seus dirigentes sejam fascistas, ou tenham uma sociedade fascista. Grandes cidades brasileiras não estiveram e não estão livres de movimentos fascistas, assim como cidades mais conservadoras/reacionárias de todas as regiões do país, em especial no sul. O objetivo do presente estudo é subsidiar o debate brasileiro sobre o tema, com a utilização de método dedutivo, com tipologia qualitativa, de pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e acadêmica, por meio de análise crítica e com apoio de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Tarso Cabral Violin, UFPR

Advogado. Pós-Doutorando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), sob Supervisão do Professor Titular Enrique Ricardo Lewandowski. Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito do Terceiro Setor e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Estado, Economia e Políticas Públicas pela UFPR, com tese aprovada com louvor sobre a Democratização dos Meios de Comunicação, em banca com o Prof. Dr. Celso Antônio Bandeira de Mello. Mestre em Direito do Estado pela UFPR, com dissertação aprovada com nota máxima sobre as Parcerias entre Administração Pública e Terceiro Setor, sob orientação do Prof. Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho. Professor Titular de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado do Centro Universitário Campos de Andrade. 

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Violin, T. C. (2024). Cidades Fascistas. Revista De Direito Da Cidade, 15(4), 1844–1888. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/65891

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos