Cidades Fascistas
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.65891Keywords:
Fascismo, Anti-iluminista, Reacionarismo, Conservadorismo, Cidades fascistasAbstract
Fascismo é um movimento político ou um regime de governo antidemocrático/ditatorial/totalitário, não sendo apenas conservador/reacionário, mas contrário ao Iluminismo, Renascimento, modernidade, cosmopolitismo, racionalismo, liberalismo político e todas as conquistas civilizatórias e das revoluções burguesas, republicanismo, direitos fundamentais individuais/sociais e direitos humanos, ideais de igualdade e liberdade substanciais, fraternidade, democracia liberal/social, e à ciência. Defende uma nação de privilegiados sem a interferência dos inimigos dessa nação, que são as minorias políticas, como as mulheres, negros, indígenas, gays, pobres, deficientes, imigrantes e refugiados, defensores de ideologias de esquerda ou pessoas com religiões diferentes; com a liderança do chefe acima das instituições, sem a divisão de poderes; e defende o neoliberalismo. Os movimentos fascistas que podem transformar um país em um Estado sob regime de governo fascista, podem também caracterizar uma cidade como fascista ou com tendência fascista, caso seus dirigentes sejam fascistas, ou tenham uma sociedade fascista. Grandes cidades brasileiras não estiveram e não estão livres de movimentos fascistas, assim como cidades mais conservadoras/reacionárias de todas as regiões do país, em especial no sul. O objetivo do presente estudo é subsidiar o debate brasileiro sobre o tema, com a utilização de método dedutivo, com tipologia qualitativa, de pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e acadêmica, por meio de análise crítica e com apoio de pesquisa bibliográfica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.