Agentes socioambientais urbanos e a ativação da cidadania: O caso do Programa Carta da Terra em Ação em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.65590Keywords:
cidadania ativa, educação ambiental, agente socioambientais, ações comunitárias, São PauloAbstract
O Programa Carta da Terra em Ação foi concebido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de fomentar reflexões críticas sobre situações socioambientais urbanas entre os munícipes. Em seus dez primeiros anos de história (2009 – 2019) formou mais de seiscentos agentes socioambientais que, por sua vez, devolvem ações na escala local no sentido de almejar uma cidade mais justa e sustentável. O presente artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como o Programa Carta da Terra em Ação contribui para a ativação da cidadania nos territórios urbanos de São Paulo? Para tanto, comprometeu-se em sistematizar o processo de criação do programa e as mudanças ocorridas ao longo de seu história, bem como classificar as ações socioambientais desenvolvidas. Ferramentas de análise foram desenvolvida a partir de um quadro teórico que reconhece a complexidade do território e a importância da ativação da cidadania, bem como percebe a necessidade de análises críticas e sistemáticas de programas de educação ambiental. Foi possível comprovar que se transformações ao longo do período, de estrutura, método e conteúdo, que garantiram que o programa se mantivesse condizente às demandas dos cidadãos, refletindo em ações locais socioambientais contribuindo para uma cidadania ativa e complexa daqueles que participaram.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.