Agentes socioambientais urbanos e a ativação da cidadania: O caso do Programa Carta da Terra em Ação em São Paulo

Autores

Palavras-chave:

cidadania ativa, educação ambiental, agente socioambientais, ações comunitárias, São Paulo

Resumo

O Programa Carta da Terra em Ação foi concebido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de fomentar reflexões críticas sobre situações socioambientais urbanas entre os munícipes. Em seus dez primeiros anos de história (2009 – 2019) formou mais de seiscentos agentes socioambientais que, por sua vez, devolvem ações na escala local no sentido de almejar uma cidade mais justa e sustentável. O presente artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como o Programa Carta da Terra em Ação contribui para a ativação da cidadania nos territórios urbanos de São Paulo? Para tanto, comprometeu-se em sistematizar o processo de criação do programa e as mudanças ocorridas ao longo de seu história, bem como classificar as ações socioambientais desenvolvidas. Ferramentas de análise foram desenvolvida a partir de um quadro teórico que reconhece a complexidade do território e a importância da ativação da cidadania, bem como percebe a necessidade de análises críticas e sistemáticas de programas de educação ambiental. Foi possível comprovar que se transformações ao longo do período, de estrutura, método e conteúdo, que garantiram que o programa se mantivesse condizente às demandas dos cidadãos, refletindo em ações locais socioambientais contribuindo para uma cidadania ativa e complexa daqueles que participaram.

Biografia do Autor

Cintia de Castro Marino, Universidade Nove de Julho

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil. 

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo:  Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis na Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Marcondes, D. P., de Castro Marino, C., & Battaini, V. (2024). Agentes socioambientais urbanos e a ativação da cidadania: O caso do Programa Carta da Terra em Ação em São Paulo. Revista De Direito Da Cidade, 15(4), 2255–2301. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/65590