A regularização fundiária urbana de interesse social e o acesso à ordem jurídica justa
Função social do registro de imóveis na resolução extrajudicial dos conflitos urbanísticos e tutela do direito à moradia e direito à cidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.65189Keywords:
Regularização fundiária, Função social do Registro de Imóveis, Direitos humanos, Resolução extrajudicial de conflitosAbstract
O processo de reconstrução e ampliação do significado de acesso à justiça, enfatizado pela política nacional de resolução pacífica de conflitos, engloba a transição do ingresso formal ao Judiciário para o alcance à ordem jurídica justa, por meios alternativos extrajudiciais. O objetivo deste estudo é a análise da função social do Registrador de Imóveis na atuação de soluções consensuais de conflitos fundiários urbanos, na prevenção de demandas, como instrumento para ampliar e promover a tutela do direito fundamental à moradia e do direito à cidade. Aponta-se, como resultado, que as resoluções extrajudiciais dos conflitos em regularizações fundiárias de interesse social estão sendo aplicadas como solução ágil e justa para viabilização da moradia e para titulação da propriedade dos ocupantes. Sob a perspectiva da repercussão social e econômica, enfatiza-se a desoneração do Estado, decorrente da diminuição dos custos com o procedimento judicial, a celeridade das soluções e o cumprimento da função social da propriedade. O método adotado é o hipotético-dedutivo, análise de dados, pesquisa bibliográfica e legislativa. A pesquisa justifica-se em razão da crescente necessidade de minimização da sobrecarga do Poder Judiciário e pacificação das relações sociais, em especial, no contexto urbano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.