Processos urbanos relacionados: periferização e produção de habitação social no núcleo da região metropolitana de Curitiba pelo programa minha casa minha vida
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2021.51155Palabras clave:
Periferização. Habitação de interesse social. Sustentabilidade. Programa Minha Casa, Minha Vida. Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba – NUC-RMC.Resumen
Resumo
A produção de habitações de interesse social no Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba, financiadas com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida, se encontra intimamente ligada ao processo de periferização, apesar do PMCMV propor a garantia das condições de sustentabilidade urbanística, social e ambiental da população envolvida como seu princípio norteador. Nesse contexto, surge o questionamento: considerando os programas oficiais e focalizando áreas periurbanas, como se encontram as condições de sustentabilidade nos conjuntos habitacionais de interesse social no Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba? Tem-se como premissa que a seleção de terrenos periféricos para implantação dos conjuntos habitacionais prejudica as condições de sustentabilidade urbana e ambiental dos mesmos. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso de conjuntos habitacionais localizados nos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande. Os resultados demonstraram que a falta de utilização dos instrumentos do Estatuto da Cidade, como a demarcação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) juntamente ao Parcelamento e Edificação Compulsórios e ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo, criou fragilidade ao quesito de qualidade urbana desses conjuntos habitacionais, que acabaram sendo implantados nas bordas dos perímetros urbanos dos municípios, ampliando o processo de periferização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.