O planejamento urbano no século xx: ressonâncias das escolas urbanísticas no contexto pós revolução industrial e a historicização da ideia de cidade no Brasil / Urban planning in the twentieth century: ressonances of the post industrial revolution context urban schools’s and the historicization of a city idea in Brazil

Autores

  • Mônica da Silva Cruz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Regina Lúcia Gonçalves Tavares Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2018.32323

Resumo

 DOI: 10.12957/rdc.2018.32323

Resumo

Mapeadas as escolas urbanísticas contemporâneas à experiência do planejamento urbano no contexto pós-revolução industrial e as distintas posturas epistemológicas delas extraídas quando em questão a utilização dos espaços da cidade moderna, especialmente que tange à moradia urbana, busca-se compreender em que medida o saber ali insurgente atravessou o século XX e, em suas distintas escolas, gestoras de modelos de organização das cidades, foi capaz de historicizar o discurso urbanístico atual, conformando posturas políticas, jurídicas e administrativas que cercam o direito humano de viver em cidades. Aplicando-se o método da análise arqueológica do discurso de Michel Foucault, iniciou-se, mediante revisão bibliográfica, um mapeamento das escolas urbanísticas que influenciaram as políticas urbanas e as formas de organização das cidades ao longo do século XX, num recorte sobre os distintos discursos sobre a cidade. O problema que se coloca neste trabalho é: como a experiência do planejamento urbano, ora tomado como um acontecimento arqueológico, pode, historicamente, identificar as tendências discursivas que orientaram a experiência do planejamento urbano no Brasil? Os resultados permitiram encontrar um sistema de regularidades no qual reaparecem contraditórias práticas autoritárias e segregadoras, conformadoras de uma ideia de cidade construída segundo um modelo progressista, moldado no curso civilização industrial moderna.

Palavras-chave: Direito à Cidade; Planejamento Urbano; Arquelogia do Saber Urbanístico; Escolas Urbanísticas; Urbanismo Progressista.

Abstract

Mapped the urban schools relative to urban planning’s experience in the post-industrial revolution context and the different epistemological postures extracted from them, when in question the use of modern city’s spaces, especially in dealing with the urban dwelling, it seeks to understand to what extent the knowledge there insurgent, crossed the twentieth century and, in its different schools managers of organization cities’ models, was able to historicize the current urban discourse, forming political, legal and administrative positions that surround the human right to live in cities. Applying the Michel Foucault's method of the archaeological analysis of discourse, by bibliographic review, a mapping of the urban schools that influenced the urban policies and the forms of organization of the cities throughout the twentieth century, in a clipping about the different discourses about the city. The problem that arises in this work is: how the experience of urban planning, now taken as an archaeological event, can historically identify the discursive tendencies that guided the experience of urban planning in Brazil? The results allowed us to find a system of regularities, in which contradictory authoritarian and segregating practices reappear, conforming an idea of a city built according to a progressive model, molded in modern industrial civilization’s course.

Keywords: Right to the City; Urban Planning; Archeology of Urbanistic Knowledge; Urbanistic’s Schools; Progressive Urbanism.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado e mestrado em LINGÜÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO(UNESP/Araraquara). Possui graduação em LETRAS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (1997). Atualmente é professora associada I, do Departamento de Letras, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD). Vice-coordenadora do projeto de Extensão Entretextos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, linguagem, discurso, identidades.

Regina Lúcia Gonçalves Tavares, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (PPGDir-UFMA). Possui graduação em Direito pela Universidade Ceuma (1999). Especialista em Processo Civil pela PUC/Campinas (2002). Especialista em Processo Civil pela Universidade Ceuma (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil. Desenvolve trabalho de pesquisa na área de Direito à Cidade e Direito Urbanístico. Possui interesse em pesquisas sobre política urbana e discurso jurídico.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

Cruz, M. da S., & Tavares, R. L. G. (2018). O planejamento urbano no século xx: ressonâncias das escolas urbanísticas no contexto pós revolução industrial e a historicização da ideia de cidade no Brasil / Urban planning in the twentieth century: ressonances of the post industrial revolution context urban schools’s and the historicization of a city idea in Brazil. Revista De Direito Da Cidade, 10(2), 1116–1153. https://doi.org/10.12957/rdc.2018.32323

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos