EDITORIAL, V. 22, N.3, 2017
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34053Abstract
"Na vida não existe nada a temer, mas a entender" (Marie Curie)
Caros Leitores,
O espírito criativo pontua a mente daqueles estudiosos que não deixam as dificuldades dominarem seus esforços; pelo contrário, eles as integram a seus portfolios de conquistas.
Os artigos disponíveis para leitura são fruto do trabalho de pesquisa de vários autores que buscam na ciência formas de entender o mundo que os cerca. Neste sentido, a edição da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - RCMCC (v. 22, n. 3, 2017) passeia por diversos temas desde a remuneração de executivos, os ativos culturais, os fatores econômico-financeiros das empresas, as microfinanças até os gastos ambientais, sempre envolvendo a ciência.
O primeiro artigo A relação dos fatores economico-financeiros das empresas do setor de construção civil com os preços no mercado imobiliário tem como objetivo verificar se os fatores econômico-financeiros das empresas do setor da construção civil possuem relação com a variação dos preços no mercado imobiliário.
O segundo artigo Salários altos, bônus astronômicos e stock options: o que explica as elevadas remunerações executivas? se propõe a identificar os efeitos de algumas variáveis selecionadas sobre a remuneração dos executivos nas empresas brasileiras.
O terceiro artigo Relação da evidenciação dos gastos ambientais e desempenho econômico-financeiro de empresas potencialmente poluidoras do Brasil traz uma análise sobre a relação entre a evidenciação de gastos ambientais, refletido pelo Índice de Divulgação de Gastos Ambientais (IDGA) e o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto potencialmente poluidoras do Brasil, realizados através de estimação por Mínimos Quadrados Ponderados no período de 2010 a 2014.
O quarto artigo Microfinance apresenta uma revisão de literatura da área de microfinanças e discute diferentes desenhos e metodologias de pesquisa, incluindo análise de cross-section, análise em painel, RCTs, análise em painel dinâmico e experimentos de laboratório.
O quinto artigo Valoração econômica e cultural de heritage assets: estudo aplicado ao Museu de Geociências da Universidade de Brasília busca identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural.
Agradecemos a colaboração dos pareceristas, autores, diagramadores, revisores de textos e todos que, direta ou indiretamente, valorizaram e deram forma à presente edição.
Boa leitura sob a luz do saber e do entendimento!
Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque
Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.