ICMS ECOLÓGICO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO QUOCIENTE ENTRE A DOTAÇÃO ATUALIZADA DA RUBRICA GESTÃO AMBIENTAL E O ORÇAMENTO ATUALIZADO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

Autor/innen

  • Simone de Assis Ferreira FACC/UFRJ
  • Jose Ricardo Maia de Siqueira Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Marcelo Álvaro da Silva Macedo Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12979/26178

Schlagworte:

Contabilidade, Meio Ambiente, ICMS Ecológico.

Abstract

Apesar da relevância da preservação do meio ambiente para o bem-estar da sociedade, as atividades desenvolvidas pelos indivíduos, notadamente as de cunho econômico, trazem significativas externalidades negativas ambientais. Assim faz-se necessário o desenvolvimento de um ferramental que busque manter o equilíbrio dos ecossistemas que cercam a humanidade. Um dos integrantes desse ferramental é o ICMS ecológico. Dentro desse contexto, esse estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da distribuição do ICMS Ecológico nas despesas na função gestão ambiental, relativizadas em comparação com o orçamento atualizado, dos municípios localizados na Região da Zona da Mata Mineira. Dentre as descobertas aqui elencadas destacam-se: a detecção de um número significativo de municipalidades que nada investiram em gestão ambiental no período em questão, a percepção de que parte destes municípios abrigam importantes unidades de conservação e a constatação de que o aumento no percentual de repasse do ICMS por critérios ambientais não teve impactos significativos na percentagem de recursos destinados à gestão ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: ICMS Ecológico; Zona da Mata Mineira; Meio Ambiente.

ICMS ECOLOGICAL AND ENVIRONMENTAL PRESERVATION: ANALYSIS OF THE EVOLUTION OF QUOTIENT BETWEEN THE ALLOCATION OF THE HEADING UPDATED ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND BUDGET UPDATED OF MUNICIPALITIES OF ZONA DA MATA OF MINAS GERAIS STATE

Autor/innen-Biografien

Simone de Assis Ferreira, FACC/UFRJ

Possui graduação em Análise de Sistemas (2005), Contabilidade (2009), especialização em Auditoria Tributária pela UFRJ (2014), mestrado em Ciências Contábeis Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2015). Atualmente é auditora fiscal do estado do Rio de Janeiro e graduanda em Direito pela Universidade Cândido Mendes.

Jose Ricardo Maia de Siqueira, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, responsabilidade social, relatório social, balanço social, contabilidade e controle gerencial.

Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2006) e Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Tem atuado na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Desempenho Organizacional, Controladoria e Finanças Corporativas, Teoria da Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados.

Veröffentlicht

2017-02-08

Zitationsvorschlag

Ferreira, S. de A., Siqueira, J. R. M. de, & Macedo, M. Álvaro da S. (2017). ICMS ECOLÓGICO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO QUOCIENTE ENTRE A DOTAÇÃO ATUALIZADA DA RUBRICA GESTÃO AMBIENTAL E O ORÇAMENTO ATUALIZADO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(3), 3–21. https://doi.org/10.12979/26178

Ausgabe

Rubrik

Artigos