Accountability como gestão de reputação: ações do CARF frente a Operação Zelotes
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.50696Palavras-chave:
gerenciamento de impressões, accountability, gestão públicaResumo
O artigo tem o objetivo compreender como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) utilizou estratégias e táticas de gerenciamento de impressões (GI) para gerir sua reputação em termos de accountability. O estudo ocorre no contexto da Operação Zelotes que visava apurar possíveis “vendas” de decisões no âmbito tributário federal e, consequentemente, da instauração de uma crise de credibilidade e da adoção de diversas medidas gerenciais. Uma pesquisa exploratória foi realizada, entre setembro e novembro de 2015, por meio da coleta de dados, documentos oficiais e entrevistas, posteriormente analisadas pela técnica de análise de conteúdo. A análise revela maior frequência da estratégia de Promoção Organizacional e da tática Comportamento Pró-Social, levando a concluir que é de extrema preocupação do órgão a instituição de mudanças para que esse recupere seu prestígio e sua credibilidade perante a sociedade. Os achados contribuem para a recente literatura internacional sobre accountability como gestão da reputação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.