Sistema Público de Escrituração Digital - SPED: Uma Análise dos Impactos na Visão de Profissionais da Contabilidade e Auditores Fiscais na Região Metropolitana de Belém do Pará

Autores

  • Alexandre Gleyson Araújo da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Monica Zaidan Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.43286

Palavras-chave:

SPED. Sistema. Escrituração Digital. Impactos. Contabilidade.

Resumo

O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, é um grande projeto que ainda necessita de muitos estudos e contribuições com a literatura, observa-se que existem poucas publicações de cunho cientifico nessa área e se encontram apenas os manuais de utilização para cada módulo do projeto, para que o profissional da contabilidade possa esclarecer e sanar as dúvidas, deixando uma lacuna aberta com poucos treinamentos ofertados pelos Conselhos da Classe Contábil e pelos Órgãos Fiscalizadores aos operadores do Sistema SPED. O estudo objetiva identificar a percepção dos profissionais da contabilidade e auditores fiscais da Região Metropolitana de Belém/PA sobre os impactos da adoção do SPED. Para responder a seguinte problemática: Qual a percepção de profissionais da contabilidade e auditores fiscais estaduais e federais da Região Metropolitana de Belém/PA sobre os impactos da adoção do SPED?. Com isso, foi aplicado um questionário para identificar a percepção dos profissionais da contabilidade e dos auditores fiscais sobre os impactos da adoção do SPED, para conhecer o ponto de vista sob os impactos provocados pelo projeto nas organizações por meio de sua implementação. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é exploratória, de levantamento (Survey), descritiva, documental, de campo e de natureza quantitativa, com a aplicação de questionários com perguntas fechadas, sendo coletados 205 questionários validados na pesquisa de campo, na Região Metropolitana de Belém do Pará. Na análise de confiabilidade do instrumento de coleta de dados foi encontrado o Alfa de Cronbach de 0,859. Os resultados evidenciam que os respondentes possuem percepções diferentes quando questionados se as empresas se encontram preparadas para o SPED, se a profissão de contador passou a ser valorizada com o advento do SPED, se ocorreram redução de custos operacionais e se o SPED reduziu os custos de logística, os auditores acreditam que sim, pois identifica-se na ‘média de postos’ números elevados em relação aos números que representam a opinião dos profissionais contábeis; os resultados apontam indícios que os profissionais da contabilidade não estão preparados para adoção do Projeto SPED, e que as organizações tiveram que realizar investimentos adicionais para se preparar para a implementação desse sistema, em decorrência de sua adoção: mudanças culturais, aumento do compartilhamento de informações, redução nos custos e no tempo de escrituração de documentos fiscais, com a utilização de um meio seguro para transmissão das informações para os órgãos fiscalizadores.

Biografia do Autor

Alexandre Gleyson Araújo da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorando em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia

Endereço: Rodovia PA 451, Km 04 – Açaizal, Tomé Açu/PA      

CEP: 68.680-000

E-mail: alexandre.gleyson@ufra.edu.br

Telefone: (91) 98805-6503

Monica Zaidan Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22.290-240

E-mail: mrossi@facc.ufrj.br

Telefone: (21) 3938-5117

Referências

ALBERTI, Mauri José. O Impacto da Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED nas Empresas do Setor Têxtil e de Confecções, segundo a percepção dos Gestores das Empresas. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Controladoria Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 127 f. 2016.

AZEVEDO, Osmar Reis; MARIANO, Paulo Antônio. SPED: Sistema Público de Escrituração Digital. 7. ed. São Paulo: IOB Sage, 2015.

BRASIL. Convênio ICMS 57/95, de 30 de junho de 1995. Disponível em: < https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/1995/cv057_95>. Acesso em: 03 mar. 2017.

BRASIL. Decreto n° 9.989, de 21 de julho de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9989.htm>. Acesso em: 09 mar. 2017.

BRASIL. Medida Provisória no 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/MPV/Antigas_2001/2200-2.htm>. Acesso em: 17 ago. de 2017.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc42.htm>. Acesso em: 21 mai. 2017.

BRASIL. Decreto n° 6.022, de 22 de janeiro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/Decreto/D6022.htm>. Acesso em: 17 nov. 2017.

BEZERRA, Crystiane Menezes; SOUZA, Jacyra Leite Caires; SILVA, Joney Cesar Lordello da; CUNHA, José Viturino da Silva; SAMPAIO, Milton. Automação da Auditoria Fisco-Contábil: Necessidade da obrigatoriedade da disponibilização das informações contábeis ou do caixa de forma padronizada em arquivos digitais. Secretaria da Fazenda Estadual da Bahia. Salvador- BA. 2004. Disponível em:<http://www.sefaz.ba.gov.br/scripts/ucs/externos/monografias/monografia_crystiane_jacyra_joney_jos%E9.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.

CASAGRANDE, Valéria Nalli; ALMEIDA, Juliana Viana de; MOURA, Fernando Santos. Escrituração digital: percepção dos profissionais da contabilidade em relação aos impactos da adoção do Sped. Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). Brasília – DF. nº 213, p. 67-79, mai./jun. 2015.

ENCONTRO NACIONAL DE ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS, I., 2004, Salvador. Seminários…Bahia: I ENAT, 2004. Disponível em: <http://www.enat.receita.fazenda.gov.br/pt-br/area_nacional/areas_interesse/foruns/historico/i-enat/1o-enat-salvador-bahia>. Acesso em 22 ago. 2017.

ENCONTRO NACIONAL DE ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS, II., 2005, São Paulo. Seminários…São Paulo: II ENAT, 2005. Disponível em: <http://www.enat.receita.fazenda.gov.br/pt-br/area_nacional/areas_interesse/foruns/historico/ii-enat/ii-enat-sao-paulo-sp>. Acesso em 22 ago. 2017.

FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia; SILVA, Fabiana Lopes da; CHAN, Betty Lilian. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FILIPIN, Roselaine; REICHERT, Natalia S.; BRIZOLLA, Maria M. Baccin; VIEIRA, Euselia Paveglio. Impactos e Beneficios da Implantação do EFD Social para os Profissionais de Escritórios de Contabilidade. Salvador - BH. Revista Gestão e Planejamento - CRCBH, Salvador - BH, v. 17, n. 2, p. 367–382, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2014.

GUIMARÃES DIAS, Rosane de Oliveira Gomes. Nota Fiscal Eletrônica: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ / Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, 133 f. 2010.

HAIR JÚNIOR, Joseph F.; BLACK, Willian C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAN, Ronald L. Análise Multivariada de Dados. Tradução, Adonai Schlup Sant’Anna. 6. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 688 p., 2009.

ILARINO, Samira; SOUZA, Marta Alves de. SPED (Sistema Público de Escrituração Digital): Impactos da sua implantação na empresa XX. Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI-BH. Belo Horizonte, vol. III, n. 1, jul-2010.

JORDÃO, Ricardo Vinícius Dias; SILVA, Milton Santos; VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de; BRASIL, Haroldo Guimarães. Um caleidoscópio de perspectivas sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Revista Contemporânea de Contabilidade. UFSC. Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 119-140. mai./ago. 2015.

LEVINE, David M.; STEPHAN, David F.; KREHBIEL, Timothy C.; BERESON, Mark L. Estatística: teoria e aplicações: usando o Microsoft em português. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

LUCIANO, José Geraldo. Modelo de dados para SPED baseado em XBRL GL. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Sistemas e Computação, UNIFACS Universidade Salvador. Salvador, 134 f. 2015.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MAIA, Ronan. Empresas precisam se adaptar à tributação digital. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/empresas-precisam-se-adaptar-a-tributacao-digital/51515/>. Acesso em: 19 mai. 2017.

MENEZES, João Paulo Calembo Batista. Governo Eletrônico: Introdução do SPED em Portugal baseado no Modelo Brasileiro. Revista Economia & Gestão. V. 12, n. 29, mai./ ago. 2012.

MILHOMEM, Belkia Quixabeira; VIEIRA, Marli Terezina; BOGONI, Nadia Mar; LUZ, Rodrigo Marciano da. Impactos na Implantação do SPED Fiscal nas empresas do município de Palmas/TO. VII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). 2014.

MOREIRA, Daniel Augusto. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 16-17, 2004.

NASCIMENTO, Geuma C. SPED: Sistema Público de Escrituração Digital sem armadilhas. São Paulo: Trevisan Editora, 2013.

NEVES JÚNIOR, Idalberto José das; OLIVEIRA, Cleide Machado de; CARNEIRO, Eleandro Elias. Estudo exploratório sobre os benefícios e desafios da implantação e utilização do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED na opinião de prestadores de serviços contábeis no Distrito Federal. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE, 8., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo, p. 1-17. 2011.

OLIVEIRA, Denis dos Reis; ÁVILA, Lucimar Antonio Cabral de. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital: um estudo do nível de qualificação dos profissionais contábeis em uma cidade do estado de Minas Gerais. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 57 - p. 69, jan/abr. 2016.

RECEITA FEDERAL. Ministério da Fazenda. SPED completa 10 anos de inovação e simplificação. Notícias. 2017a. Disponível em: <https://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2017/janeiro/sped-completa-10-anos-de-inovacao-e-simplificacao>. Acesso em: 22 ago. 2017.

ROCHA, Juliana Ferreira Pinto. As obrigações acessórias e as sanções políticas. Diálogo e Interação. v. 2 (2009. Disponível em: <http://www.faccrei.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/diartigos28.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2017.

RUSCHEL, Marcia Erna; FREZZA, Ricardo; UTZIG, Mara Jaqueline Santore. O impacto do SPED na Contabilidade desafios e perspectivas do profissional contábil. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC – Florianópolis, v. 10, n. 29, p. 9-26, abr./jul. 2011.

SILVA, Milton dos Santos. As repercussões do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED: uma análise da percepção de empresas, contadores e órgãos fiscalizadores na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração, apresentada a Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo – FPL, Pedro Leopoldo, 179 f. 2012.

SILVA, Amanda de Lima Marques da; AZEVEDO, Elayne Patrícia Ribeiro de Santana; VASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza; TAVARES, Márcia Ferreira Neves; GOMES, Marcelo Jota. Percepção dos Contadores quanto às dificuldades de competência técnica para a implantação do SPED nas Entidades do Terceiro Setor, em cumprimento à Instrução Normativa nº 1.510/2014. Revista Ambiente Contábil - UFRN. Natal-RN. v. 10. n. 1, p. 347 – 370, jan./jun. 2018.

SILVA FILHO, Gilberto Magallhães da; LEITE FILHO, Paulo Amilton Maia. Nível de Conhecimento dos Contadores em Relação ao Sped: Um Estudo Exploratório por Meio da Teoria de Resposta ao Item. Pensar Contábil, v. 18, n. 65, p. 28–39, 2016.

SILVA FILHO, Gilberto Magalhães da; LEITE FILHO, Paulo Amilton; PEREIRA, Tarso Rocha Lula. Sistema Público de Escrituração Digital: benefícios e dificuldades na visão dos operadores de contabilidade do município de João Pessoa. Revista Mineira de Contabilidade. Disponível on-line em http://revista.crcmg.org.br. Minas Gerais, MG,v. 16, n. 3, art. 5, p. 50-60, set/dez. 2015.

STEVENSON, Willian J. Estatística Aplicada à Administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 2001. 495 p.

Downloads

Publicado

2023-05-15

Como Citar

Silva, A. G. A. da, & Gomes, M. Z. (2023). Sistema Público de Escrituração Digital - SPED: Uma Análise dos Impactos na Visão de Profissionais da Contabilidade e Auditores Fiscais na Região Metropolitana de Belém do Pará. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 26(2), 130–153. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.43286

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.