O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.32945Keywords:
Ensino da Contabilidade, Ensino em Ciências Contábeis, Contabilidade Gerencial, Ensino de Contabilidade Gerencial.Abstract
Contabilidade Gerencial (CG) é um dos temas mais pesquisados em Ciências Contábeis (CC) no Brasil, mas poucas são as pesquisas nacionais sobre o ensino deste tema, e supõe-se que existe grande distância entre o que o mercado necessita e o que é ensinado. Este estudo inédito tem como objetivo descrever e interpretar as percepções e as sugestões de coordenadores e professores sobre o ensino da CG na graduação e sua relação com o mercado. A fundamentação teórica foi baseada nas pesquisas sobre a evolução e o ensino da CG. A estratégia metodológica desta pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas entre coordenadores e professores atuantes de 2017, com 3 coordenadores de cursos de graduação em CC e 5 professores de CG, sendo todos de cursos do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com auxílio das técnicas de análise de conteúdo e os principais resultados mostraram que (i) as ementas tentam contemplar conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho, mas ainda se faz necessário investimentos em capacitação dos seus docentes. (ii) Há necessidade da criação de laboratórios de práticas na maioria das universidades entrevistadas. (iii) A interação interdisciplinar é fundamental para o exercício da pratica contábil. Os autores concluíram que na visão dos professores as ementas deveriam se articular entre si. Além de contribuir para o avanço do conhecimento no tema Ensino em CG, espera-se que este estudo seja aplicado por coordenadores e professores no sentido de avanços ao planejar, executar e mensurar o ensino de CG focado nas mais modernas necessidades do mercado.
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