O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade

Autores

  • João Paulo Resende de Lima
  • Luana Zanetti Trindade Ferraz
  • Elisabeth de Oliveira Vendramin

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409

Resumo

O presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica.

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Publicado

2023-05-24

Como Citar

Lima, J. P. R. de, Ferraz, L. Z. T., & Vendramin, E. de O. (2023). O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 27(1), 101–121. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409

Edição

Seção

Artigos