Fatores Facilitadores e Dificultadores no Desenvolvimento de Lideranças na Administração Pública: um Estudo de Caso do Programa Líderes Cariocas

Autores

  • Elizabeth Fiuza de Giovanni MADE-UNESA
  • Marcus Brauer MADE-UNESA / UNIRIO / UFRJ
  • Ettore de Carvalho Oriol EAESP - FGV / Univ. Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i2.76466

Resumo

Poucos estudos no Brasil são focados no desenvolvimento de líderes e lideranças no setor público. O objetivo desta pesquisa foi descrever como são percebidos os fatores facilitadores e dificultadores do Programa Líderes Cariocas da Prefeitura do Rio de Janeiro a partir de participantes, ex-participantes e administradores do Programa. O método utilizado foi o estudo de caso único, devido à falta de iniciativas semelhantes no Brasil para serem utilizadas em um estudo de caso múltiplos. A coleta de evidências foi realizada com (i) entrevistas semiestruturadas, (ii) informações do site do Programa e (iii) legislações correspondentes. Os dados colhidos foram tratados por meio da análise de conteúdo, auxiliada pelo software ATLAS.TI. Os resultados apontaram que os fatores facilitadores percebidos foram os ganhos obtidos pelo programa, em termos de capacitação e desenvolvimento, a visibilidade e a formação das redes de relacionamento, que propiciaram uma visão sistêmica da Prefeitura e a resolução eficiente e menos burocrática dos problemas. Os fatores dificultadores percebidos foram em relação ao acompanhamento individualizado, à ascensão na carreira e aos relacionamentos com chefias e colegas. Conclui-se que o Programa traz resultados benéficos aos participantes e que investimentos na seleção e capacitação de lideranças no setor público são fundamentais para que os serviços públicos tenham melhor retorno e agreguem mais valor à sociedade.

Referências

ABREU, W. M.; GOMES, R. C. Shackling the Leviathan: balancing state and Society powers against corruption. Public Management Review. On-line, p. 1- 26, 2021.

AGUINIS, H.; KRAIGER, K. Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, vol. 60, n.1, p.451-474, 2009.

ALDEFER, C. P. An Empirical Test of a New Theory of Human Needs. Organizational Behavior and Human Performance, vol. 4, p. 142-175, 1969.

ALVESSON, M. Beyond Neopositivists, Romantics, and Localists: A Reflexive Apporach to Interviews in Organizational Research. Academy of Management Review, vol. 28, n. 1, p. 13- 33, 2003.

ANDREWS, R; BOYNE, G. A.; ENTICOTT, G. Performance failure in the public sector: Misfortune or mismanagement? Public Management Review, vol. 8, p. 273-296, 2006.

AMARAL, D. J; NASSIF, V.; GODOY A. S.; TORRES, C. V.; CESAR, A. M. R. V. C., ILVA, D. Teoria da Troca entre Líder e Liderado – LMX: uma teoria diádica de liderança para a identificação dos aspectos que compõem a interação líder-liderado. São Paulo, 2007. Disponível em: http://tede.mackenzie.com.br/tde_arquivos/1/TDE-2007-10-12T160201Z263/Publico/Derly%20Jardim%20do%20Amaral.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

AVOLIO, B. J.; GARDNER, W. Authentic leadership development: getting to the root of positive forms of leadership. The Leadership Quaterly, vol. 16, n. 3, p. 315-338, 2005.

BACON, K. Além da capacitação: desenvolvimento de líderes para o setor público. Revista do Serviço Público. vol. 50, n. 4, p. 83-94,1999.

ASHIKALI, T.; GROENEVELD, S. Diversity management in public organizations and its effect on employees’ affective commitment: The role of transformational leadership and the inclusiveness of the organizational culture. Review of Public Personnel Administration, vol. 35, n. 2, p. 146–168, 2015.

BAIMYRZAEVA, M.; MEYER, C.T. Megatrends and the future of work for public sector leaders and educators. International Journal of Public Leadership, vol. 17 n. 2, p. 178-195, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 7 ed., Lisboa: Routles, 2011.

BASON, C. Leading public sector innovation. Co-creating for a better society. Bristol: The Policy Press, 2018.

BENBASAT, I.; GOLDSTEIN, D.K.; MEAD, M. The case research strategy in studies of information systems, MIS Quarterly, vol. 11, n. 3, p. 369-386, 1987.

BOYATZIS, R. The competent management: a model for effective performance. New York: Wiley, 1982.

BRYMAN, A. Social Research Methods. 4 ed., Londres/UK: Oxford University Press, 2012.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Plano de reestruturação e melhoria da gestão do MARE / Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Brasília: MARE, 1997.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: MARE, Cadernos MARE, n. 1, p. 1-26, 1997.

CAILLIER, J. G. Do transformational leaders affect turnover intentions and extra-role behaviors through mission valence? The American Review of Public Administration, vol. 46, n 2, p. 226–242, 2016.

CIULLA, J. Leadership ethics: mapping the territory. Business Ethics Quarterly, vol.5, n.1, p. 5-28, 1995.

COPPEAD-UFRJ. Parceria entre COPPEAD e Prefeitura do Rio é tema de matéria da Você S/A. Rio de Janeiro: 2012. Disponível em: http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/namidia/1090/. Acessado em: 6 de agosto de 2021.

COSTIN, C. Administração Pública. 1ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DAY, ANTONAKIS J. Transformational and charismatic leadership. In DAY; ANTONAKIS, J. The nature of leadership. 2. ed., Thousand Oaks, CA: Sage, 2012.

CRESWELL, J. W.; HANSON, W.E.; PLANO, V. L. C.; MORALES, A. Qualitative Research Designs: Selection and implementation. The Counseling Psychologist, vol. 35, n. 2, p. 236 – 264, 2007.

CROSBY, B. C.; HART P. T.; TORFING, J. Public value creation through collaborative innovation. Public Management Review, vol. 19, n 5, p. 655–669, 2017.

CUNLIFFE, A. L. (2010) Crafting Qualitative Research: Morgan and Smircich 30 Years On. Organization Research Methods, vol. 000, n.00, p. 1-27, 2010.

HERZBERG, F. Work and the Nature of Man. Cleveland- USA: World Publishing Co., 1966.

ERICKSON, A.; SHAW, J.; AGABE, Z. An empirical investigation of the antecedents, behaviors, and outcomes of bad leadership. Journal of Leadership Studies, vol.1, n.3, p.26-43, 2007.

FERNANDEZ, S. Developing and testing an integrative framework of public sector leadership: Evidence from the public education arena. Journal of Public Administration Research and Theory, vol. 15, p. 197-217, 2005.

FERNANDEZ, S.; CHO, Y. J.; PERRY, J. L. Exploring the link between integrated leadership and public sector performance. The Leadership Quarterly, v. 21, p. 308-323, 2010.

FIEDLER, F. A theory of leadership effectiveness. New York: McGraw-Hill, 1967.

FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea. vol.5, n. especial, p. 183-196, 2001.

FLICK, U.; KARDORFF, E.; STEINKE, I. A Companion to Qualitative Research. 1ª ed., London/UK: Sage Publication, 2004.

GARDNER, J. Leaders and followers. Liberal Education, vol. 73 n.2, p. 6-8, 1987.

GETHA-TAYLOR, H.; FOWLES, J.; SILVIA, C.; MERRITT, C. C. Considering the effects of time on leadership development. A local government training evaluation. Public Personnel Management, vol. 44, p. 295-316, 2015.

GOMES, R. C.; LISBOA, E. F. Public management reform in Brazil (2002-2019). Public Management Review, vol. 23, n. 2, p. 159-167, 2021.

GREENLEAF, R. K. The servant as leader. Indianopolis: The Greenleaf Center for Servant Leadership, 1970.

GRÖNROOS, C. Value co-creation in service logic: a critical analysis. Marketing Theory, vol. 11, n. 3, p. 279–301, 2011.

GUIMARÃES, T. A. A nova Administração Pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública. vol. 34, n. 3, p. 125-140, 2000.

HUGHES, R.L.; GINNETT, R.; CURPHY, G. Leadership and change. New York: McGraw-Hill, 2005.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – PNAD contínua 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

JAYAWICKRAMA, S. Developing Managers and Leaders: Experiences and Lessons from International NGOs. Cambridge: MA: Harvard Humanitarian Initiative, p. 2-25, 2011.

LACERENZA, C. N.; REYES, D. L.; MARLOW, S. L.; JOSEPH, D. L.; SALAS, E. Leadership training design, delivery, and implementation: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, vol. 102, n. 12, p. 1686–1718, 2017.

LESLIE, K.; CANWELL, A. Leadership at all levels: Leading public sector organisations in an age of austerity. European Management Journal, vol. 28, p. 297-305, 2010.

LOCKE, E. A. Toward a Theory of task Motivation and Incentives. Organizational Behavior and Human Performance, vol. 3, p. 157-189, 1968.

MARCHIORI, M; VILAÇA, W.; SIMÕES, F.; PINTO, R.; FONSECA, R. A. Liderança Transformacional e Discursiva Revelada ou Desvelada? Um Estudo Empírico no Campo da Indústria Gráfica. XXXIV ENCONTRO ENANPAD, 34. Anais... Rio de Janeiro, 2010.

MASLOW, A. Motivation and personality. New York: Harper and Row, 1954.

McCAULEY, C. D.; VAN VELSOR, E; RUDERMAN, M. Handbook of leadership development. Leadership. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

McCLELLAND, D. Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, January, 1973. Disponível em: <http://www.servicelearning.msu.edu/upload/2.8.pdf>. Acesso em 28 de maio de 2021.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1993.

MONTEIRO, R. S.; BRAUER, M.; MATTOSO, C. L. Q.; ALBERTIN, A. L.; ORIOL, E. C. Motivação e engajamento na educação corporativa mediada por tecnologia da informação. RISTI (PORTO), vol. E41, p.178 - 192, 2021.

MORSE, R.; BUSS, T. Innovations in public leadership development. New York: National Academy of Public Administration, 2008

MOSS, S.A.; NGU, S. The relationship between personality and leadership preferences. Current Research in Social Psychology, vol. 11, n. 6, p. 70-91, 2006.

MOTTA, P.R. A modernização da Administração Pública brasileira nos últimos 40 anos. Revista de Administração Pública - RAP, vol. 41, n. especial, p. 87-96, 2007.

MOURÃO, L; SILVA, N. A influência dos estilos de liderança sobre os resultados de treinamento. Estudos e Pesquisas em Psicologia. vol. 15, n. 1, p. 260-283, 2015.

MOUSSA, M; MCMURRAY, A; MUENJOHN, N. Innovation and leadership in public sector organizations. Journal Management Research,vol. 10, n. 3, p. 14-33, 2018.

NORTHOUSE, P. G. Leadership: theory and practice. Thousand Oaks, CA: Sage, 2013.

OLIVEIRA, F.; SANTANA, A.; VAZ S. Liderança no contexto da nova Administração Pública: uma análise sob a perspectiva de gestores públicos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública – RAP, vol. 44, n. 6, p. 1453-1475, 2010.

ORIOL, E. C.; GOMES, M. B. Influence of workplace spirituality in the job satisfaction of the public sector employees. Management and Administrative Professional Review. vol. 13, n. 3, p. 1533–1557, 2022.

OSBORNE, S. P. The New Public Governance: Emerging Perspectives on the Theory and Practice of Public Governance. London, UK: Routledge, 2010.

OSBORNE, S. P.; RADNOR, Z.; NASI, G. A New Theory for Public Service Management? Toward A (Public) Service-dominant Approach. The American Review of Public Administration, vol. 43, n. 2, p. 135–158, 2013.

PALUDO, A.V. Administração pública: teoria e questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PINTO, M.; SILVA, F. Gestão de Pessoas na Administração Pública Brasileira: uma análise sobre sua evolução histórica e o atual contexto em transformação. Revista Eletrônica do TCE-RS, vol. 1, n.2, 2015. Disponível em http://revista.tce.rs.gov.br/index.php/revtce> Acesso em: 30 dez. 2015.

QU, S. Q.; DUMAY, J. The qualitative research interview. Qualitative Research in Accounting & Management, vol. 8, n. 3, p. 238-264, 2011.

RIO DE JANEIRO (Município). Programa Líderes Cariocas. Rio de Janeiro. 2012. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/fjg/liderescariocas>. Acesso em: 01 abr. 2016a.

RIO DE JANEIRO. (Município) Decreto nº 35.178 de 2 de março de 2012. Disponível em: http://smaonline.rio.rj.gov.br/sistemas/ConLegis/ato.asp?41154>. Acesso em: 8 Mar. 2016b.

ROST, J. Leadership for the twenty-first century. New York: Praeger, 1991.

SCHYNS, B.; SCHILLING, J. How bad are the effects of bad leaders? A metaanalysis of destructive leadership and its outcomes. The Leadership Quarterly, vol. 24, n. 1, p. 138-158, 2013.

SEIDLE, B.; FERNANDEZ, S.; PERRY, J. L. Do leadership training and development make a difference in the public sector? A panel study. Public Administration Review, vol. 76, n. 4, p. 603–613, 2016.

SHAW, J. B.; ERICKSON, A.; HARVEY, M. A method for measuring destructive leadership and identifying types of destructive leaders in organizations. The Leadership Quarterly, vol. 22, n. 4, p. 575-590, 2011.

SCHEIN, E. Organizational culture and leadership. 3 ed., São Francisco: Jossey-Bass, 2004.

SILVA, W. O impacto das ações de capacitação gerencial: um estudo de caso no setor público. 2008, Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

SILVEIRA, F. C. G.; MONTEIRO, R. S.; ORIOL, E. C.; BRAUER, M.; ALBERTIN, A. L. Comparison between Traditional Learning and Learning Mediated by Information Technology in the Corporate Environment. Information Technology and Systems, vol.1331, p.146 - 156, 2021.

TRACY, S. J. Qualitative Quality: Eight “Big-Tent” Criteria for Excellent Qualitative Research. Qualitative Inquiry, vol. 16, p. 837-851, 2010.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2004.

VIRTANE, P.; TAMMEAID, M. Developing Public Sector Leadership: New rationale, Best Practices and Tools, Cham, Switzerland: Springer, 2020.

WARRICK, D.D. The urgent need for skilled transformational leaders: integrating transformational leadership and organization development. Journal of Leadership, Accountability and Ethics, vol. 8, n. 5, p. 11-26, 2011.

WOOD JR, T.; CALDAS, M. Comportamento organizacional: uma perspectiva brasileira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

YIN, R K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2015.

YUKL, G. Leadership in organizations. 4. ed., Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1998.

ZANELLI, J.; BORGES-ANDRADE, J; BASTOS, A. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Giovanni, E. F. de, Brauer, M., & Oriol, E. de C. (2023). Fatores Facilitadores e Dificultadores no Desenvolvimento de Lideranças na Administração Pública: um Estudo de Caso do Programa Líderes Cariocas. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 27(2), 82–104. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i2.76466

Edição

Seção

Artigos