A primeira candidata do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) eleita para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Uma conversa com Maíra do MST
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2026.94024Resumo
A seção Diálogos traz neste número uma entrevista com a vereadora Maíra do MST, primeira vereadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra eleita para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2024-2028). Militante do Levante Popular da Juventude, professora de História e doutoranda na UERJ, Maíra representa uma nova geração de lideranças políticas comprometidas com a luta popular.
A conversa teve como mote refletir sobre os sentidos da política institucional quando atravessada pela luta popular, em especial a partir da presença do MST no espaço legislativo municipal. Além disso, a entrevista discute sua trajetória, as condições que possibilitaram sua eleição e os principais desafios de sua atuação parlamentar, que incluem o combate à fome, a defesa da juventude periférica e a valorização da educação. Também são abordados os caminhos de fortalecimento da presença feminina na política institucional, as experiências de violência política de gênero e a construção coletiva da liderança como prática.
O diálogo foi realizado em 27 de novembro de 2024, pela Relações-públicas e mestranda em Comunicação (PPGCOM-UERJ), Valeska Fernandes, no contexto da disciplina Interfaces Educomunicativas: Mulheres a nível local e global, ministrada pela professora Rosângela Malachias, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Ao final da disciplina, foi produzido um material educomunicativo com o foco na temática de mulheres líderes. A escolha de entrevistar a vereadora Maíra do MST se deu por ser a primeira vereadora eleita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Valeska Sales Martins Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).