OU ISTO OU AQUILO: IMAGENS, SÍMBOLOS E O IMAGINÁRIO NA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES
OU ISTO OU AQUILO: IMAGENS, SÍMBOLOS E O IMAGINÁRIO NA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2026.93953Palavras-chave:
Poesia, Literatura infantojuvenil, Imaginário, Símbolos, Cecília MeirelesResumo
Este artigo analisa o imaginário na obra Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles, com ênfase nas imagens, símbolos e elementos da natureza que estruturam sua poética infantojuvenil. A investigação foi realizada em três etapas: leitura da obra, revisão teórica e análise interpretativa dos poemas “O último andar”, “Pescaria”, “Sonho de Olga” e “Enchente”. Os resultados revelam um imaginário poético repleto de significados, no qual metáforas, símbolos e os elementos da natureza se articulam em uma linguagem simples e lúdica, capaz de mobilizar a sensibilidade estética do leitor e instigar a formação crítica da criança e do jovem. O estudo evidencia como a poesia de Cecília Meireles, ao unir lirismo e dimensão simbólica, contribui para a valorização da literatura infantojuvenil brasileira e amplia o debate sobre a presença do imaginário na construção do leitor literário. Assim, este trabalho reforça a relevância da autora no contexto da literatura para crianças e jovens.
Referências
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
___________________. O ar e os sonhos. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
___________________. A água e os sonhos. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
__________________. A poética do devaneio. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: FESTER, A.C.R. (org.). Direitos humanos. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CHEVALIER, J; GUEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
__________________. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
DURAND, Gilbert. O universo do símbolo In: ALLEAU, René. A ciência dos símbolos. Tradução de Isabel Braga. Lisboa: Edições 70, 1976.
_______________. A imaginação simbólica. Tradução de Eliane Fittipaldi Pereira. São Paulo: Cultrix, 1988.
KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto literário. In: 11o CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. Tessituras, interações, convergências. São Paulo: USP, 2008.
____________. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas: Autores Associados, 2012.
LAJOLO, Marisa. Poesia: uma frágil vítima da escola. In: ________. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
________________; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 1987.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
________________. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Odilon Moraes. Organização de Walmir Ayala. São Paulo: Global, 2012.
MELLO, A. M. L. Ou isto ou aquilo: um clássico da poesia infantil brasileira. In: NEVES, Margarida de Souza; LÔBO, Yolanda Lima; MIGNOT, Ana Chystina V. R. (org.). Cecília Meireles: a poética da educação. Rio de Janeiro: Loyola/Ed PUC-Rio, 2001.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
__________. A Dupla Chama. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano,1994.
PEREIRA FILHO, Antônio Marques. A poesia como símbolo erótico em Regine Limaverde: uma abordagem crítica e interpretativa. 2021. Dissertação (Mestrado em História e Letras) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
______________. Literatura e ensino: aspectos metodológicos e críticos. Campina Grande: EDUFCG, 2014.
_______________. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2018.
SILVEIRA, Diná Menezes da. Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. 2007. Dissertação (Mestrado em História e Letras) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
__________________. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).