ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MUSEUS DE RECIFE

Uma análise crítica da comunicação acessível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2026.91538

Palavras-chave:

Acessibilidade Comunicacional, museus da cidade de Recife, Inclusão no turismo e no lazer, pessoa surda e pessoa cega

Resumo

 turismo tem forte impacto no âmbito econômico, no entanto, também pode ser compreendido como uma atividade social que produz sentidos para os sujeitos nas suas mais distintas atividades, entre elas as visitações aos espaços museais. Partimos da compreensão de que o acesso à comunicação é um direito inalienável de todo cidadão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a Acessibilidade Comunicacional (AC) em quatro museus da cidade de Recife. A metodologia de trabalho se constituiu em três etapas: na primeira, foi realizada a seleção dos museus na plataforma de viagens TripAdvisor, em que se utilizou o critério de selecionar os dez museus com maior quantidade de avaliações positivas pelos usuários. Na segunda etapa, foi elaborado, com o auxílio de uma pessoa cega e um intérprete de Libras, um formulário no qual constava os elementos de AC necessários para uma visita autônoma dessas pessoas aos museus. Na terceira etapa, realizamos a visitação dos espaços museais para verificar como os aspectos da Acessibilidade Comunicacional são ofertados para atender as distinções da pessoa surda e da pessoa cega em suas experiências de visitação. Os resultados apontaram que, muito embora esses museus estejam bem avaliados pelos usuários da plataforma TripAdvisor, a prática por esse público é prejudicada, uma vez que não há cultura de compreender a visitação acessível como um direito do cidadão, sendo as ações de AC pontuais.

Biografia do Autor

Luciana Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Luciana Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Estudante do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do IFPE- campus Recife.

Bolsista de Pibex 2023-2024

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15599: informação e documentação: Acessibilidade - Comunicação na prestação de serviços. ABNT: Rio de Janeiro, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF: 7 jul. 2015.

_________. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF: 15 jan. 2009.

_________. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: nov. 2023.

GASTAL, Susana; MOESCH, Marutschka Martini. Turismo, Políticas Públicas e Cidadania. Coleção ABC do Turismo. São Paulo: Aleph, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUARESCHI, Pedrinho. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petropólis: Editora Vozes, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo de 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 13 dez. 2024.

PERNAMBUCO. Espaços culturais. Governo do Estado de Pernambuco. Disponível em: https://www.cultura.pe.gov.br/pagina/espacosculturais/. Acesso em: 12 dez. 2024.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação-Reação. São Paulo, ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

_________. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Política de acessibilidade comunicacional em museu: para quê e para quem? Revista Museologia & Interdisciplinaridade. Vol. IV, nº 7, out./nov. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Acessibilidade Comunicacional: você já ouviu falar?. Secretaria de Acessibilidade. Fortaleza: 8 jun. 2017. Disponível em: https://acessibilidade.ufc.br/pt/acessibilidadecomunicacional-voce-ja-ouviu-falar/. Acesso em: 10 set. 2022.

VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13ª ed. Editora Hucitec: São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2026-01-14

Como Citar

DA SILVA, Luciana Pereira; LIMA DA SILVA, Luciana. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MUSEUS DE RECIFE: Uma análise crítica da comunicação acessível . Revista de Comunicação Dialógica, Rio de Janeiro, Brasil, n. 15, p. 62–77, 2026. DOI: 10.12957/rcd.2026.91538. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcd/article/view/91538. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos