O BRASIL DOS ANOS 70 E A TELENOVELA "DANCIN' DAYS"

Considerações sobre uma cultura consumista brasileira a partir da personagem Júlia Matos

Autores

  • Pedro Alexandre de Albuquerque Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2025.91534

Palavras-chave:

Telenovela, Dancin' Days, Consumismo, Cultura, Brasil

Resumo

Este artigo busca entender a forma com que a novela "Dancin’ Days" (1978-1979) assimilou em sua linguagem teledramatúrgica aspectos de uma cultura consumista do Brasil nos anos 70. Para alcançar isto, a análise irá primeiramente esclarecer a posição dessa telenovela em uma linha de montagem novelesca que estava sendo estabelecida pela TV Globo nessa década, marcada por um ideal realístico que passa a caracterizar a construção dos enredos. Faremos assim considerando também os traços dessa indústria cultural que estabeleciam limites e interações entre o real referenciado na época e a mensagem própria das telenovelas criadas.  Tendo explicado isso, iremos nos deter em seguida na relação do Brasil com uma cultura consumista, buscando elucidar o que se entende como tal, para enfim abrir uma discussão que irá se restringir ao percurso da personagem Julia Matos (Sonia Braga) na narrativa novelística. O resultado alcançado com esse empreendimento é compreender mais de uma cultura brasileira significada por valores de consumo, como igualmente a presença das telenovelas nesses jogos de um mercado cultural.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

Alexandre de Albuquerque, P. (2025). O BRASIL DOS ANOS 70 E A TELENOVELA "DANCIN’ DAYS": Considerações sobre uma cultura consumista brasileira a partir da personagem Júlia Matos. Revista De Comunicação Dialógica, (14), 50–68. https://doi.org/10.12957/rcd.2025.91534

Edição

Seção

Artigos