“BAILADO DE CABOCLA”:
Dança, Natureza e Identidade
Palavras-chave:
Cabocla, Cultura, Identidade, Ancestralidade, EspiritualidadeResumo
Bailado de Cabocla é uma celebração da cultura brasileira que entrelaça música, dança e audiovisual para destacar a resistência, a espiritualidade e a conexão das caboclas com a natureza. Criada e interpretada por mulheres ligadas à vida comunitária e à ancestralidade, a produção ressignifica o papel da cabocla como arquétipo de força e identidade cultural. A resenha explora as dimensões sociológicas, artísticas e culturais do videoclipe, com base nas teorias de Maria Lúcia Bueno, Walter Benjamin, Néstor García Canclini e Daniel Ferreira de Toledo, abordando a relação entre tradição e modernidade, a conexão entre território e identidade, e o hibridismo cultural.
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. [s.l.: s.n.], 1978.
BUENO, Maria Lucia et al. Sociologia da Arte: notas sobre a construção de uma disciplina. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [s. l.], v. 6, n. 12, 2018.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
GARCIA, Mari. Instagram, 2023. Caboclas dançando ao redor do fogo. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/Cz9yPbcLwpO/>. Acesso em: 2 dez. 2024.
SUINDARA. Bailado de Cabocla (Clipe Oficial). Youtube, 13 dez. 2023. Disponível em: <https://youtu.be/OX0uuAKtwHI>. Acesso em: 2 dez. 2024.
______. Bailado de Cabocla. Deezer, 18 mar. 2022. Disponível em: <https://www.deezer.com/br/album/299069472>. Acesso em: 2 dez. 2024
TOLEDO, Daniel Ferreira de. A produção social da arte pública: participação ampliada e site specificity. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 3, n. 1/2, p. 33-50, jan./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kaio dos Santos Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).