“BAILADO DE CABOCLA”:

Dança, Natureza e Identidade

Autores

  • Kaio dos Santos Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Cabocla, Cultura, Identidade, Ancestralidade, Espiritualidade

Resumo

Bailado de Cabocla é uma celebração da cultura brasileira que entrelaça música, dança e audiovisual para destacar a resistência, a espiritualidade e a conexão das caboclas com a natureza. Criada e interpretada por mulheres ligadas à vida comunitária e à ancestralidade, a produção ressignifica o papel da cabocla como arquétipo de força e identidade cultural. A resenha explora as dimensões sociológicas, artísticas e culturais do videoclipe, com base nas teorias de Maria Lúcia Bueno, Walter Benjamin, Néstor García Canclini e Daniel Ferreira de Toledo, abordando a relação entre tradição e modernidade, a conexão entre território e identidade, e o hibridismo cultural.

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. [s.l.: s.n.], 1978.

BUENO, Maria Lucia et al. Sociologia da Arte: notas sobre a construção de uma disciplina. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [s. l.], v. 6, n. 12, 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.

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TOLEDO, Daniel Ferreira de. A produção social da arte pública: participação ampliada e site specificity. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 3, n. 1/2, p. 33-50, jan./dez. 2008.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

dos Santos Machado, K. (2025). “BAILADO DE CABOCLA”:: Dança, Natureza e Identidade. Revista De Comunicação Dialógica, (14), 8–13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcd/article/view/90745

Edição

Seção

Resenhas