DJONGA E A POESIA DA RESISTÊNCIA
Uma análise do álbum "O Menino Que Queria Ser Deus"
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2025.89000Palavras-chave:
Djonga, Poesia, ResistenciaResumo
O presente trabalho propõe uma análise do álbum musical “O Menino Que Queria Ser Deus”, lançado em 2018 pelo rapper e compositor mineiro Djonga. Tomará como apoio as anotações das aulas e dos textos estudados na disciplina Comunicação & Arte, ministrada pelo professor Marcelo Ernandez. O objetivo principal é compreender a produção, a estética e as referências do contexto social e cultural que influenciaram a criação e disseminação da obra. Além disso, busca-se examinar como um álbum, baseado em experiências pessoais, aborda questões que permeiam a vida da população marginalizada.
Referências
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas, poderes oblíquos. In: ________. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
CARNEIRO, Sandra de Sá. Coletivos suburbanos cariocas: cultura, estigmas e políticas de resistência. In: ________; MATTOSO, Rafael (orgs.). Subúrbios: espaços plurais e múltiplos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Autografia, 2023.
DJONGA, Gustavo Pereira Marques. O Menino Que Queria Ser Deus. Ceia, 2018.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala. 53ª ed. São Paulo: Global, 2020.
LAPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 41-60, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).