GUIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA:

Como formar cidadãos críticos no meio digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2025.87312

Abstract

This review examines the Guia da Educação Midiática, created by Ana Claudia Ferrari, Daniela Machado, and Mariana Ochs, which offers a practical and structured approach to education in the digital context. The guide is divided into three main parts — "Connected Society," "Teaching and Learning Today," and "The Educamídia Approach" — providing educators with tools to assist in developing students' digital and media literacy. Based on the Brazilian Media Literacy Strategy, we highlight how public policies can reinforce and expand the impact of the guide's pedagogical proposals, consolidating it as an essential resource for promoting digital citizenship and combating misinformation.

Author Biography

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Especialista em Design de Comunicação de Moda, na área de Merchandising de Moda, pela Universidade do Minho em Portugal. Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB (DF). Foi Consultor Especialista em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Consultor Especialista em Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para o Programa Alfabetização Solidária. Atuou como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, responsável pela coordenação da comunicação e marketing institucional e relacionamento com autoridades públicas parceiras. Atuou como Professor Universitário das disciplinas de comunicação, marketing e eventos e gestão da informação e do conhecimento aplicadas aos cursos de comunicação social da Faculdade Anhangüera de Brasília e do curso de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação do Centro Universitário UniEURO. Foi Coordenador de Cursos Técnicos [PRONATEC] pela mesma instituição de ensino superior. Exerceu o cargo de Analista de Desenvolvimento de Pessoas no SESC/DF, no planejamento e desenvolvimento de estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa e cerimonial e eventos. Atualmente é Servidor Público da Câmara Municipal de Sorocaba, no cargo de Mestre de Cerimônias. Já foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente é Coordenador-Geral do Laboratório de Inovação - LabLeg Sorocaba.

References

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Published

2025-01-07

How to Cite

Marquêz, P. A. de S. (2025). GUIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA:: Como formar cidadãos críticos no meio digital. Revista De Comunicação Dialógica, (13), 57–61. https://doi.org/10.12957/rcd.2025.87312

Issue

Section

Resenhas