GUIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA:

Como formar cidadãos críticos no meio digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2025.87312

Resumo

Esta resenha examina o Guia da Educação Midiática, criado por Ana Claudia Ferrari, Daniela Machado e Mariana Ochs, que oferece uma abordagem prática e estruturada para a educação no contexto digital. O guia é dividido em três partes principais — "Sociedade Conectada", "Ensinar e Aprender Hoje" e "A Abordagem do Educamídia" —, proporcionando aos educadores ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do letramento digital e midiático dos alunos. Com base na Estratégia Brasileira de Educação Midiática, destacamos como políticas públicas podem reforçar e ampliar o impacto das propostas pedagógicas do guia, consolidando-o como um recurso indispensável para promover a cidadania digital e combater a desinformação.

Biografia do Autor

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Especialista em Design de Comunicação de Moda, na área de Merchandising de Moda, pela Universidade do Minho em Portugal. Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB (DF). Foi Consultor Especialista em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Consultor Especialista em Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para o Programa Alfabetização Solidária. Atuou como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, responsável pela coordenação da comunicação e marketing institucional e relacionamento com autoridades públicas parceiras. Atuou como Professor Universitário das disciplinas de comunicação, marketing e eventos e gestão da informação e do conhecimento aplicadas aos cursos de comunicação social da Faculdade Anhangüera de Brasília e do curso de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação do Centro Universitário UniEURO. Foi Coordenador de Cursos Técnicos [PRONATEC] pela mesma instituição de ensino superior. Exerceu o cargo de Analista de Desenvolvimento de Pessoas no SESC/DF, no planejamento e desenvolvimento de estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa e cerimonial e eventos. Atualmente é Servidor Público da Câmara Municipal de Sorocaba, no cargo de Mestre de Cerimônias. Já foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente é Coordenador-Geral do Laboratório de Inovação - LabLeg Sorocaba.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017, p. 465. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo- integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 09 set. 2024.

BRASIL. Estratégia brasileira de educação midiática. Brasília: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, 2023, p. 58. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt- br/assuntos/noticias/2023/10/estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica-apresenta-as-

politicas-publicas-voltadas-para-a-populacao/2023_secom-spdigi_estrategia-brasileira-de- educacao-midiatica.pdf. Acesso em: 09 set. 2024.

CENTER FOR MEDIA LITERACY. Five Key Questions That Can Change the World. Disponível em: https://www.medialit.org/five-key-questions-change-world. Acesso em: 10 nov. 2024.

FERRARI, Ana Claudia; OCHS, Mariana; MACHADO, Daniela. Guia da educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020. 174 p.

MEDIASMARTS. Break the fake: whats real online? Disponível em: https://mediasmarts.ca. Acesso em: 10 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Marquêz, P. A. de S. (2025). GUIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA:: Como formar cidadãos críticos no meio digital. Revista De Comunicação Dialógica, (13), 57–61. https://doi.org/10.12957/rcd.2025.87312

Edição

Seção

Resenhas