SENTIDOS DA DERROTA NO DISCURSO ESPORTIVO
Uma análise das capas de "Extra" e "O Globo" sobre Vasco (1998) e Flamengo (2019)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2025.86668Palavras-chave:
Análise do discurso, jornalismo esportivo, sentidos da derrota, narrativas midiáticas, ideologia, Vasco, Flamengo, Extra, O GloboResumo
Este artigo analisa os sentidos discursivos produzidos pelas capas dos jornais "Extra" e "O Globo" ao noticiar as derrotas do Club de Regatas Vasco da Gama (1998) e do Clube de Regatas do Flamengo (2019), em competições internacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na Análise do Discurso de linha pecheutiana, propõe uma reflexão sobre como a mídia constrói narrativas sobre a derrota no futebol, operando sentidos que variam conforme o clube retratado. Embora derive de uma monografia de especialização e opere com um corpus delimitado, o estudo assume os jogos analisados como acontecimentos discursivos representativos. Observa-se que as condições de produção — históricas, editoriais e simbólicas — influenciam na construção dos sentidos atribuídos à derrota, sugerindo diferentes posicionamentos ideológicos por parte dos veículos analisados.
Referências
ALVES, Flávia Ferreira. O funcionamento do silêncio nas revistas Veja e Isto É no discurso sobre as manifestações de 2013/2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Futebol: paixão e política. In: CARRANO, Paulo Cesar (org.). Bate-bola inicial. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. São Paulo: Ática, 1990.
BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual do jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2006.
BERGER, Christa. Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1998.
BIANCHINI, Vladimir. Há 20 anos, Vasco dominava, mas perdia para o Real Madrid no Mundial: 'Merecíamos vencer'. ESPN. 30 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/5030917/ha-20-anos-vasco-dominava-mas-perdia-%20para-o-real-madrid-no-mundial-mereciamos-vencer>. Acesso em: 25 fev. 2023.
COELHO, Paulo Vinícius. Jornalismo esportivo. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
DELA-SILVA, Silmara. A televisão na imprensa brasileira: sujeito e sentido entre os acontecimentos histórico, jornalístico e discursivo. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina (org.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
ERBOLATO, Mário. Jornalismo especializado: emissão de textos no jornalismo impresso. São Paulo: Atlas, 1981. apud TAVARES JUNIOR, Carlos Augusto. Jornalismo esportivo: o que é? Revista Pauta Geral: Estudos em Jornalismo. Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 38-59, jul./dez. 2017.
FONTES, Leandro Tavares. Futebol pelo Brasil 100 anos do Clássico dos Milhões: A verdadeira origem da rivalidade entre Vasco e Flamengo. 19 de junho de 2023. Ludopédio. Disponível em: <https://ludopedio.org.br/arquibancada/100-anos-do-classico-dos-milhoes-a-verdadeira-origem-da-rivalidade-entre-vasco-e-flamengo/>. Acesso em: 4 jun. 2025.
INFOGLOBO. Nossos Produtos: Extra. Infoglobo, Rio de Janeiro, [s.d.]a. Disponível em: <https://www.infoglobo.com.br/anuncie/ProdutosDetalhe.aspx?IdProduto=92>. Acesso em: 8 fev. 2023.
___________. Nossos Produtos: O Globo. Infoglobo, Rio de Janeiro, [s.d.]b. Disponível em: <https://www.infoglobo.com.br/anuncie/ProdutosDetalhe.aspx?IdProduto=91>. Acesso em: 8 fev. 2023.
KONDER, Cristina. Um olhar feminino no Jornal dos Sports. In: MESSINA, Ágata. Jornalismo esportivo: os craques da emoção. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, 2004.
LEMES, Luiz Fernando. Discurso do protagonismo: análise de discurso e conteúdo da cobertura do Globoesporte.com durante a Copa América de 2015. In: Anais Intercom Centro-Oeste. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Intercom Centro-Oeste, Goiânia, 2016.
MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.
MARIANI, Bethania. Sobre um percurso de análise do discurso jornalístico: a revolução de 30. In: LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina; INDURSKY, Freda (org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999.
_________________. Imprensa, produção de sentidos e ética. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; FERREIRA, Lucia Maria Alves (org.). Mídia e memória: a produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
MURITO, Bruno; ZARKO, Raphael. Maiores torcidas do Brasil: pesquisa Atlas mostra Flamengo, Corinthians e São Paulo no top 3. G1, Rio de Janeiro, 25/04/2023. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/noticia/2023/04/25/maiores-torcidas-do-brasil-pesquisa-atlas-mostra-flamengo-corinthians-e-sao-paulo-no-top-3.ghtml>. Acesso em: 15 dez. 2023.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10ª ed. Campinas: Pontes, 2012.
_____________. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6. ed. Campinas: Pontes, 2011 [1983].
PARK, Robert. A notícia como forma de conhecimento: um capítulo dentro da sociologia do conhecimento. In: BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (org.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Vol. 2. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1988.
_________________. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Org(s). Françoise Gadet; Tony Hak; Tradutores: Bethânia S. Mariani. [et al] 3ª. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.
_________________. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
UOL. Não é só o Vasco: veja outros 7 times com fama de vice pelo mundo. Blog Corneta FC. UOL Esportes, 22 de janeiro de 2017. Disponível em: <https://cornetafc.blogosfera.uol.com.br/2017/01/22/nao-e-so-o-vasco-veja-outros-7-times-com-fama-de-vice-pelo-mundo/>. Acesso em: 1 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Fernanda Fortunato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).