SENTIDOS DA DERROTA NO DISCURSO ESPORTIVO

Uma análise das capas de "Extra" e "O Globo" sobre Vasco (1998) e Flamengo (2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2025.86668

Palavras-chave:

Análise do discurso, jornalismo esportivo, sentidos da derrota, narrativas midiáticas, ideologia, Vasco, Flamengo, Extra, O Globo

Resumo

Este artigo analisa os sentidos discursivos produzidos pelas capas dos jornais "Extra" e "O Globo" ao noticiar as derrotas do Club de Regatas Vasco da Gama (1998) e do Clube de Regatas do Flamengo (2019), em competições internacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada na Análise do Discurso de linha pecheutiana, propõe uma reflexão sobre como a mídia constrói narrativas sobre a derrota no futebol, operando sentidos que variam conforme o clube retratado. Embora derive de uma monografia de especialização e opere com um corpus delimitado, o estudo assume os jogos analisados como acontecimentos discursivos representativos. Observa-se que as condições de produção — históricas, editoriais e simbólicas — influenciam na construção dos sentidos atribuídos à derrota, sugerindo diferentes posicionamentos ideológicos por parte dos veículos analisados.

Biografia do Autor

Beatriz Fernanda Fortunato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN - UERJ/FFP). Pós-Graduação pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Letras da Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Pedagogia pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq: Linguagem & Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi membro do Grupo de Pesquisa/CNPq: Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), da Universidade Federal Fluminense. Letramento Acadêmico e formação de professores para atuar na Educação Básica são alguns de seus interesses.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

Fortunato, B. F. (2025). SENTIDOS DA DERROTA NO DISCURSO ESPORTIVO: Uma análise das capas de "Extra" e "O Globo" sobre Vasco (1998) e Flamengo (2019). Revista De Comunicação Dialógica, (14), 19–33. https://doi.org/10.12957/rcd.2025.86668

Edição

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Artigos