ALÉM DA SUPERFÍCIE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE COMENTÁRIOS COM TEOR RACISTA SOBRE O TRAILER DE THE LITTLE MERMAID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2024.84355

Resumo

O sentido dos enunciados se constrói, em uma percepção dialógica do discurso, por alguns fatores: horizonte espacial comum, o contexto social (dos participantes da interação) e avaliação da situação em questão, a qual é feita a partir do contexto de cada participante e, por consequência, demonstra, linguisticamente, pontos de vista possíveis. É desta construção teórico-metodológica que desenvolvemos este texto. O objetivo deste trabalho é analisar, sob a ótica dialógica discutida pelo Círculo de Bakhtin, como comentários feitos por espectadores do trailer do filme The little Mermaid (2023) apontam para possíveis posicionamentos racistas. Concluímos que alguns dos comentários selecionados para esta análise apresentaram posicionamentos racistas quanto à representação da personagem principal, a sereia, a qual é interpretada por uma atriz negra em comparação ao desenho animado, no qual a sereia apresentava pele branca.

Biografia do Autor

Rafael Timmermann, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Cruz Alta (2009), Especialização em Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (2019) e Mestrado em Letras (2014) e doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo/UPF, com ênfase nas áreas de Enunciação e Ensino de Língua Estrangeira. Atuou como docente e pesquisador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na Universidade de Passo Fundo (UPF). É professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA/Bragança) na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST). É coordenador do Brazilian Team da ELINET (Education, Language and Internationalisation), coordenada pela Dr. Nicola Galloway, da University of Glasgow; e é coordenador pedagógico e orientador de língua inglesa no programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da Rede ANDIFES na UFPA. Sua pesquisa envolve ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (abordagens e metodologias de ensino, materiais autênticos e cultura pop), formação de professores, inglês como meio de instrução (EMI), Global Englishes, Inglês como Língua Franca, políticas de internacionalização e linguística de enunciação.

Ellen Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda em Licenciatura Plena em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus universitário de Bragança. Atualmente, participa como bolsista voluntária do projeto de pesquisa Pop culture: Materiais Autênticos e Cultura Pop que tem como objetivo analisar como a cultura pop e materiais autênticos podem servir de recursos metodológicos para o ensino intercultural de língua inglesa para estudantes. Foi bolsista voluntária do projeto Teacher Plus: Digital Learning Objects que busca a utilização de metodologias e de artefatos digitais que favoreçam a integração das novas tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa nas escolas no período de 2021-2022.

Referências

ACOSTA-PEREIRA, R.; RODRIGUES R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso, v. 14, n.1, p. 177-194, 2014.

ALLPORT, G. W. The nature of prejudice. 3ª ed. Wokingham: Addison-Wesley, 1954.

ANDERSEN, H. C. The Little Mermaid. Translated by Jean Hersholt. New York: HarperCollins, 2018.

BAILEY, Z.D.; KRIEGER, N.; AGENOR, M.; GRAVES, J.; LINOS, N.; BASSETT, M.T. Structural racism and health inequities in the USA: Evidence and interventions. Lancet, v. 389, p. 1453-1463, 2017.

BASTOS, P N. Hegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização. Liinc em revista, v. 18, p. 1-18, 2022.

BOUZON, C. The Little Mermaid: The incredible true story of Andersen’s tale. EnVols, 2023. Disponível em: https://www.en-vols.com/en/inspirations-en/culture-en/the-little-mermaid-true-story/. Acessado em: 12 abr. 2023.

BRAIT, B. (org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009.

CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 2008.

EMOJIS ajudam computador a identificar mensagens sarcásticas. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-40857972. Acessado em: 23 abr. 2023.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 45-65.

FREUD, S. Obras completas volume XVII: uma dificuldade no caminho da psicanálise e outros trabalhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GIBSON, K. Everything to Know About Disney's Live-Action 'The Little Mermaid'. People, 2023. Disponível em: https://people.com/movies/the-little-mermaid-live-action-movie-everything-to-know/. Acessado em: 12 abr. 2023.

RAMOS, F. B.; SCHULZ, L. O. O gênero trailer como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. único, p. 1-14. 2012.

ROBERTS, S.; BOROFF, D. Mer-derous! What’s the real story behind The Little Mermaid? The Sun, 2020. Disponível em: https://www.thesun.co.uk/fabulous/4712007/little-mermaid-real-story-disney-hanschristian/. Acessado em: 12 abr. 2023.

SILVA, T. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. In: ANAIS DO SIMPÓSIO LAVITS 2019, 2019, Salvador. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333700308_Racismo_Algoritmico_em_Plataformas_Digitais_microagressoes_e_discriminacao_em_codigo . Acessado em: 20 jun. 2024.

SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008.

TIMMERMANN, R. S. A construção do sentido dos enunciados: uma interface possível entre as concepções dialógica e argumentativa de linguagem. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.

VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art: concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V. N. Freudianism: a marxist critique. Tradução I. R. Titunik. London: Verso, 2012. p. 151-196.

WALT DISNEY STUDIOS. The Little Mermaid - Official Trailer. YouTube, 12 de mar. de 2023. Disponível em: https://youtu.be/kpGo2_d3oYE. Acessado em: 12 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Lopes Moreira, T., de Souza Timmermann, R., & Sousa dos Santos, E. S. (2024). ALÉM DA SUPERFÍCIE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE COMENTÁRIOS COM TEOR RACISTA SOBRE O TRAILER DE THE LITTLE MERMAID. Revista De Comunicação Dialógica, (12), 56–72. https://doi.org/10.12957/rcd.2024.84355

Edição

Seção

Artigos