TOMMY HILFIGER E COLARES PIRAHÃ:

a vida dos objetos e a circulação de mercadorias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2025.84003

Resumo

Este trabalho, se refere a uma análise sobre a vida dos objetos e sua forma de circulação nos espaços, tomando como ponto de partida o registro fotográfico de Taiçapa, líder indígena Amazonense, feito na aldeia de seu povo: os Pirahãs.  A imagem é analisada a partir de dois elementos da indumentária de Taiçapa: a camisa pólo da marca Tommy Hilfiger e o colar Pirahã. Para a análise, trazemos os estudos de Milton Santos e Walter Benjamin, respectivamente, sobre sistema de objetos e aura; e de Kopytoff e Appadurai, sobre Antropologia das coisas. Busca-se propor uma reflexão acerca da existência de dois universos comparáveis pelos quais transita a mercadoria: o singular e o comum. E descrever como as conexões materiais agenciam os contatos entre diferentes culturas. Por fim, nas considerações finais, fica estabelecido que o diálogo entre culturas é perceptível pela atuação destes objetos nas relações de contato, como atores que discursam sobre sua origem geográfica e sociocultural, mas também são capazes de transcender esta origem, quando seu valor está agenciado pela totalidade de crenças que traz para dentro do processo subjetividades que engendram e criam valores.

 

Biografia do Autor

Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal da Bahia

É docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, em cursos de graduação e pós-graduação, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 1E. Foi pesquisador visitante na Universität Passau, com bolsa concedida pelo DAAD, entre junho e julho de 2021 e foi selecionado, no mesmo ano, para a Africa Multiple Cluster of Excellence, da Universität Bayreuth, onde atuou entre maio e julho de 2022. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009). Membro da IASPM - Rama América-Latina e da INTERCOM. Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA). Autor e organizador de livros, entre os quais se destacam: Práticas de Escuta do Rock (2013), Experiência Estética e Performance (2014), Comunicação, Estética e Política (2020) e Performances em contextos midiáticos: MTV BR Rock SSA (2022).

 

Referências

APPADURAI, Arjun. Mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, Arjun. (org). A Vida Social das Coisas: As Mercadorias sob Uma perspectiva Cultural. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 15 - 88. Tradução Aghata Bacelar. EDUFF, 2010.

BARTHES, Roland. Fotos-Choque. In: Mitologias; tradução de Rita Buongermino, 4a ed. Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. - 4a ed. - Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. P. 106 a 109.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1993.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica / Walter Benjamin; organização e apresentação Márcio Seligmann-Silva; tradução Gabriel Valladão Silva. – 1. ed. – Porto Alegre, RS: L&PM, 2015

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Grisalha: Poeira e poder do tempo (YMAGO ensaios breves). Tradução Rui Pires Cabral Edição João Francisco Figueira e Vítor Silva. Lisboa, 2021. Edição do Kindle.

EVERETT, Daniel L. Dont’t Sleep, There are Snakes. Life and Language in the Amazonian Jungle. Vintage, New York, 2008.

KOPEMAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KOPYTOFF, Igor. Mercadorias e a política de valor. A Biografia Cultural Das Coisas: A Mercantilização Como Processo. In: APPADURAI, Arjun. (org). A Vida Social das Coisas: As Mercadorias sob Uma perspectiva Cultural. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 89 - 121. Tradução Aghata Bacelar. EDUFF, 2010.

SANTOS, Milton. Sistemas de Objetos. In: A Natureza do Espaço Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1). P. 40 – 45.

Sites consultados

MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/tommy-Hilfiger-estilo-americano.html

IBRANDS. Disponível em: https://www.inbrands.com.br/tommy-Hilfiger/ .

TOMMY HILFIGER. Disponível em: https://br.tommy.com/sobre-nos

INFINITE LUXURY. Disponível em: https://www.infiniteluxury.com.br/mercado-de-luxo-x-mercado-premium-quais-as-diferencas/

HIPNOTIQUE. Disponível em: https://hypnotique.com.br/moda/tommy-hilfiger-lanca-colaboracao-com-richard-quinn/

PEOPLE MAGAZINE. Disponível em: https://people.com/style/gigi-hadid-is-a-sexy-drill-sergeant-for-tommy-hilfiger-plus-more-celeb-style-news-you-need-now/

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Delamar Roque, E., & Luiz Cunha Cardoso Filho, J. (2025). TOMMY HILFIGER E COLARES PIRAHÃ:: a vida dos objetos e a circulação de mercadorias. Revista De Comunicação Dialógica, (13), 25–37. https://doi.org/10.12957/rcd.2025.84003

Edição

Seção

Artigos