MORTE, ACULTURAÇÃO, NASCIMENTO E IMAGEM: UM ESTUDO DAS CANÇÕES EM "O AVESSO DA PELE" DE JEFERSON TENÓRIO

DEATH, ACCULTURATION, BIRTH, AND IMAGE: A STUDY OF THE SONGS IN "O AVESSO DA PELE" BY JEFERSON TENÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2024.83414

Palavras-chave:

Literatura brasileira. Estética. Música. Poesia. Racismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal fazer um estudo sobre quatro canções (“Abundantemente morte” de Luiz Melodia, “Aculturado” de Itamar Assumpção, “Ao que vai nascer” de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Imagem” de Jards Macalé) citadas no livro “O avesso da pele” de Jeferson Tenório, lançado em 2020. Através dessa análise, buscamos discutir como a poética dessas canções enriquece a narrativa do livro. Nossas análises poéticas são fundamentadas em torno de Antônio Cândido(2006) e os aportes antropológicos e filosóficos utilizaremos de Almeida (2019,) Munanga (1999).

 

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Cardoso Andrade, Émili, & Moraes dos Santos., V. (2024). MORTE, ACULTURAÇÃO, NASCIMENTO E IMAGEM: UM ESTUDO DAS CANÇÕES EM "O AVESSO DA PELE" DE JEFERSON TENÓRIO: DEATH, ACCULTURATION, BIRTH, AND IMAGE: A STUDY OF THE SONGS IN "O AVESSO DA PELE" BY JEFERSON TENÓRIO. Revista De Comunicação Dialógica, (12), 38–55. https://doi.org/10.12957/rcd.2024.83414

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Artigos