TARSILA DO AMARAL
A Personificação de Arte e Política
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2024.80380Citas
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BIOGRAFIA | Tarsila do Amaral. Tarsila do Amaral, c2023. Disponível em: https://www.tarsiladoamaral.com.br/blank-1. Acesso em: 18 out. 2023.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. A Negra | Enciclopédia Itaú Cultural. Enciclopédia Itaú Cultural, c2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2322/a-negra. Acesso em: 18 out 2023.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Costureiras | Enciclopédia Itaú Cultural. Enciclopédia Itaú Cultural, c2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2487/costureiras. Acesso em: 18 out 2023.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Crianças | Enciclopédia Itaú Cultural. Enciclopédia Itaú Cultural, c2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1636/criancas. Acesso em: 18 out 2023.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Morro da Favela | Enciclopédia Itaú Cultural. Enciclopédia Itaú Cultural, c2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2324/morro-da-favela. Acesso em: 18 out 2023.
GOTLIB, N. B. Tarsila do Amaral: a musa radiante. São Paulo: Brasiliense, 1983.
GOTLIB, N. B. Tarsila do Amaral: A modernista. 5. ed. São Paulo: Edições SESC, 2018.
HU, C. Por quais motivos o Morro do Castelo, no Rio de Janeiro, foi destruído? - Quora. Quora, c2024. Disponível em: https://pt.quora.com/Por-quais-motivos-o-Morro-do-Castelo-no-Rio-de-Janeiro-foi-destru%C3%ADdo. Acesso em: 18 out 2023.
MACHADO, A. V. 100 anos da Semana de Arte Moderna: celebração ou reflexão? | Espaço do Conhecimento UFMG. Espaço do Conhecimento UFMG, 2022. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/100-anos-da-semana-de-arte-moderna-celebracao-ou-reflexao/. Acesso em: out. 2023.
NAPOLITANO, M. A relação entre arte e política: Uma introdução teórico-metodológica. Temáticas, Campinas, v. 19 n. 37, jan./dez. 2011. 25-56.
NOSSA HISTÓRIA. SEGUNDA CLASSE TARSILA DO AMARAL. Nossa História, c2024. Disponível em: https://nossahistoria.net/segunda-classe-tarsila-do-amaral/. Acesso em: 18 out 2023.
REZENDE, N. A Semana de Arte Moderna. São Paulo: Ática, 1993.
RIBEIRO, M. A. O modernismo brasileiro: arte e política. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, Uberlândia, v. 9, n. 14, jan.-jun. 2007. p. 115-125.
SANTOS, P. M. Tarsila do Amaral e o movimento modernista em São Paulo. Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, v. 2, n. 3, jan.-jun. 2014. 32-45.
WIKIPÉDIA. Operários - Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikipédia, 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oper%C3%A1rios. Acesso em: 18 out 2023.
WIKIPÉDIA. Abaporu - Wikipédia, a enciclopédia livre. Wikipédia, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu. Acesso em: 18 out 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Manuela Nascimento Tostes da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales de los artículos publicados en la Revista de Comunicación Dialógica pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), cediéndose los derechos de primera publicación a la Revista. Cada vez que se cita un artículo, se replica en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, se debe presentar un enlace al artículo disponible en el sitio web del RCD. La Revista de Comunicação Dialógica está sujeta a una Licencia Creative Commons (by-nc-nd).