(DES)CONSTRUINDO NARRATIVAS
etnomídia indígena nas redes digitais
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2024.80266Palavras-chave:
Etnomídia. Indígenas. TikTok. Comunicação.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a comunicação realizada por povos originários, a partir de uma breve revisão de literatura e da aproximação a produções realizadas por indígenas. Neste caso, a mídia escolhida foi o
TikTok, que propicia a popularização de assuntos antes negligenciados pela grande mídia e a ampliação do acesso aos conteúdos transmitidos pela oralidade e pelo audiovisual, contribuindo também para a manutenção da memória e narrativa dos povos originários. Assim, busca-se evidenciar a importância das produções realizadas por grupos nativos no âmbito comunicacional, que possibilita a ampliação do conhecimento sobre sua história e cultura, bem como a preservação da tradição, partindo da premissa do afastamento
da visão de mundo eurocêntrica e discriminatória.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1ª Ed. São Paulo, 2019.
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
___________. “Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo”. In: Revista História Hoje, v. 1, n° 2, p. 21-39. Niterói: Departamento de História, UFF. 2012.
ALMEIDA, Sabrina; CANAVARRO, Marcela; GONÇALVES, Danielle. Povos e lideranças indígenas na disputa dos espaços de poder: uma análise longitudinal e multiplataforma do ativismo digital indígena no Brasil. ANPOCS, 2022.
BARRETO, Marcos Rodrigues. Índios de Papel –Construção discursiva colonizadora sobre o indígena no Brasil. Brasiliana, Journal for Brazilian Studies. Vol. 5, n.1, p. 9-32, 2016.
BARRIENDOS, Joaquín. A colonialidade do ver: rumo a um novo diálogo visual interepistêmico. Epistemologias do Sul, v.3, n. 1, p. 38-56, 2019.
CARNEIRO, Raquel Gomes. Sujeitos comunicacionais indígenas e processos etnocomunicacionais: a etnomídia cidadã da Rádio Yandê. Dissertação (mestrado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, 2019.
CASAGRANDE, Erich. Principais estatísticas do TikTok: dados sobre usuários, crescimento e mais em 2022. Semrush blog, 28 de novembro de 2022. Canais/Redes Sociais. Disponível em: https://pt.semrush.com/blog/estatisticas-tiktok/. Acesso em 07 abr. 2024.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CEZAR, Lilian Sagio. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de uso de imagem e representação autorizada. In: FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho de. (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília-DF: ABA, 2014. pp. 505-532.
DELGADO, Cecília. Consumidor Moderno. https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/06/kauri-daldeia-influencer/. 06 de Fevereiro de 2023. Acesso em: 17 Ago. 2023.
DEMARCHI, André Luis Campanha; GOMES, Débora dos Santos. Etnomídia:contra-narrativas indígenas nas redes digitais. Extraprensa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 5 – 23, jul./dez. 2022. pp. 5-23.
DIRETRIZES da Comunidade do TikTok. Disponível em: https://www.tiktok.com/community-guidelines/pt-br/. Março de 2023. Acesso em 16 Ago. 2023.
EXAME. Ranking mostra quantos brasileiros estão no TikTok em 2023. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/ranking-mostra-quantos-brasileiros-estao-no-tiktok-em-2023/. 08 de Abril de 2023. Acesso em 17 Ago. 2023.
FONSECA, Dandara. Revista Trip, Uol. Cristian Wariu: Um guerreiro indígena do século XXI. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/cristian-wariu-um-guerreiro-indigena-do-seculo-xxi. 17 de Outubro de 2020. Acesso em: 17 Ago. 2023.
GALASSI, Adriana Nakamura; KASEKER, Monica; RIBEIRO, Lucas Fernando. Autorrepresentação indígena como política de identidades em luta. Revista Mídia e Cotidiano (UFF). Artigo Seção Temática. Volume 16, Número 2, maio-ago de 2022. pp. 63-86.
GONÇALVES, Marco Antonio; HEAD, Scott. Confabulações da alteridade: Imagens dos outros (e) de si mesmos. In: ______________________. (org.). Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. Pp. 15-35.
GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. A paternidade do passado. In.: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 1, n.º 8. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, p. 55-59, 2003.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. Puc-Rio: Apicuri, 2016.
____________. Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
IKORE. Programa de Índio. História. Disponível em: http://ikore.com.br/programa-de-indio/. Acesso em 27 Mar. 2024.
ITAÚ Cultural. Anápuáka Tupinambá – Culturas indígenas (2017) – parte 2/2. YouTube. 25 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KkWZx9cx0J4. Acesso em 27 Mar. 2024.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1ª Ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIU, Bruna. Marie Claire. Globo. 'Saí da aldeia onde cresci para ocupar espaço por meio da arte e defender o povo indígena Tikuna'. Disponível em: https://revistamarieclaire.globo.com/retratos/noticia/2023/08/sai-da-aldeia-onde-cresci-para-ocupar-espaco-por-meio-da-arte-e-defender-o-povo-indigena-tikuna.ghtml. 03 de Agosto de 2023. Acesso em: 17 Ago. 2023.
MONTEIRO, John Manuel. Unidade, diversidade e invenção dos índios: entre Gabriel de Souza e Francisco Adolfo de Varhangen. In.: Revista de História, n.º 149. 2ª ed. São Paulo, p. 109-137, 2003.
ODALDEIA. TikTok. Disponível em: https://www.tiktok.com/@odaldeia. Acesso em 17 Ago. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUEM são. FUNAI. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/povos-indigenas/quem-sao. Acesso em 02 de Julho de 2023.
RÁDIO Yandê. Disponível em: https://radioyande.com/. Acesso em 17 Ago. 2023.
SILVA, Fernanda. O filme é como um livro, uma memória que nunca acaba: entrevista com Divino Tserewahú. In: FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho de. (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília-DF: ABA, 2014. pp. 407-437.
TIK TOK. Dia Internacional dos Povos Indígenas: Criadores do TikTok para você conhecer e se inspirar. In: https://newsroom.tiktok.com/pt-br/dia-internacional-dos-povos-indigenas. Acesso em 16 Ago. 2023.
TORQUATO, Chalini. Minorias, lugar de fala e direito à comunicação na mídia: entre o ativismo pela cidadania e a mercadorização de pautas sociais. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 52, p. 1-20, 2021.
TUPINAMBÁ, Renata Machado. Etnomídia, uma ferramenta para a comunicação dos povos originários. Brasil de Fato, 11 de agosto de 2016. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2016/08/11/etnomidia-por-uma-comunicacao-dos-povos-originarios. Acesso em 19 de junho de 2023.
__________. “Eu quero ligar a TV e ter ali um conteúdo produzido por indígenas”. Entrevista concedida a Isadora Fávero, Giovanna Marra e Maria Carolina Botinhon. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2018. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/”Eu_quero_ligar_a_TV_e_ter_ali_um_
conteúdo_produzido_por_indígenas. Acesso em: 30 de Junho de 2023.
___________. Rádio Yandé, um “etnomídia” pelo “protagonismo indígena”. [Entrevista concedida a] Carolina Franco. Shifter, 09 de Agosto de 2021. Disponível em: https://shifter.pt/2021/08/radio-yande-pelo-protagonismo-indigena/. Acesso em 30 de Junho de 2023.
VÍDEO nas Aldeias. Disponível em: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/vna.php?p=1. Acesso em: 25 Junho de 2023.
WARI’U, Cristian. TikTok. Disponível em: https://www.tiktok.com/@cristianwariu. Acesso em 17 Ago. 2023.
WE’E’ENA Tikuna. TikTok. Disponível em: https://www.tiktok.com/@weenatikuna. Acesso em 17 Ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gisele Veríssimo da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).