INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS E DAS CRIANÇAS NA DECISÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS LIGADOS A PERSONAGENS INFANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2023.75251

Palavras-chave:

Mídias, crianças, escolhas alimentares, responsáveis legais, influência de compra

Resumo

Este é um estudo analítico seccional/transversal que teve como objetivo analisar a mídia e a criança como influenciadores dos responsáveis legais na decisão de compra de alimentos industrializados com apelo de personagens infantis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com os responsáveis legais de crianças através de um questionário online produzido na plataforma Google Forms. Foram excluídos da pesquisa os responsáveis menores de 18 anos, os que forneceram informações incompletas ou que não concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido. Como resultados, os pais relataram perceber que a mídia atua negativamente na escolha alimentar das crianças, que elas têm assistido propagandas de alimentos e bebidas com apelo de personagens infantis e que isso as leva a pedir a compra desses produtos. Apesar de a maioria (99,1%) saber que o hábito alimentar contribui para a obesidade infantil, uma parcela significativa desses responsáveis não consegue dizer “não” para os menores e são convencidos por eles. Na análise dos fatores de risco para a criança pedir a compra dos alimentos industrializados, o tempo de internet, a reação da criança diante da propaganda e a capacidade do responsável se influenciar pela mídia apresentaram correlação estatisticamente significativa. Já na análise da capacidade da criança em convencer o responsável a comprar, o grau de parentesco e a capacidade do responsável se influenciar pela mídia foram estatisticamente significativos. Concluiu-se que a mídia influencia de forma negativa nos hábitos alimentares das crianças e, consequentemente a escolhas de compra de alimentos de seus responsáveis legais.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Bastos, S. M., Bandeira, D. M., & Costa, C. F. de S. (2023). INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS E DAS CRIANÇAS NA DECISÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS LIGADOS A PERSONAGENS INFANTIS. Revista De Comunicação Dialógica, (10), 12–28. https://doi.org/10.12957/rcd.2023.75251

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Artigos