EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA: PRÁTICAS DO INSTITUTO LIVMUNDI PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL

Autores/as

  • Luciane Pereira Coutinho Instituto LivMundi
  • Ana C.C. Lavaquial Instituto LivMundi
  • Letícia Eloy Tourinho Instituto LivMundi

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2023.74943

Palabras clave:

Educação, sustentabilidade, comunicação, Instituto LivMundi, socioambiental.

Resumen

O artigo discute a necessidade de repensar a educação diante da crise socioambiental e climática. Destaca a importância de uma abordagem educacional transformadora e transgressora, que enfatize a interdependência entre os seres humanos e a natureza, e apresenta o Instituto LivMundi como uma iniciativa que busca promover essa educação crítica e transformadora. O texto aborda práticas realizadas pelo Instituto, como jornadas de aprendizagem, envolvendo educadores e estudantes. Além disso, enfatiza a importância de conectar os jovens com seus territórios de pertencimento e de promover a compreensão cognitiva e empatia emocional em relação à natureza por meio da comunicação, artes e entretenimento. O artigo conclui afirmando que é preciso repensar o modelo educacional atual, de forma a promover uma educação crítica e transformadora, que contribua para enfrentar os desafios socioambientais do presente e do futuro, através de metodologias que privilegiam experiências dos participantes para buscar o bem-estar amplo a partir dos indivíduos.

Biografía del autor/a

Luciane Pereira Coutinho, Instituto LivMundi

Mestre em Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership, Marketing pela PUC-Rio e Design para Sustentabilidade no Gaia Education. Pesquisadora de movimentos socioambientais jovens, foi indicada para o Gender Just Climate Solution Award 2018, da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). Ecologista, idealiza em 2015 o LivMundi.

Citas

Brundtland, G. H. (1987). Our common future—Call for action. Environmental Conservation, 14(4), 291-294.

Cope, B., & Kalantzis, M. (Eds.). (2000). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Psychology Press.

Freire, Paulo. Pedagogy of the oppressed. Routledge, 2013

Gidron, N. and Hall, P. A. (2020). Populism as a problem of social integration. Comparative Political Studies, 53, 1027–1059.

IPCC (2018). Global Warming of 1.5°C. An IPCC Special Report on the impacts of global warming of 1.5°C above pre-industrial levels and related global greenhouse gas emission pathways, in the context of strengthening the global response to the threat of climate change, sustainable development, and efforts to eradicate poverty [Masson-Delmotte, V., P. Zhai, H.-O. Pörtner, D. Roberts, J. Skea, P.R. Shukla, A. Pirani, W. Moufouma-Okia, C. Péan, R. Pidcock, S. Connors, J.B.R. Matthews, Y. Chen, X. Zhou, M.I. Gomis, E. Lonnoy, T. Maycock, M. Tignor, and T. Waterfield

Gamson, W. A., Croteau, D., Hoynes, W., & Sasson, T. (1992). Media images and the social construction of reality. Annual review of sociology, 18(1), 373-393

Herman, R. D. K. (2016). Traditional knowledge in a time of crisis: climate change, culture and communication. Sustainability Science, 11(1), 163-176.

Hooks, B. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes

Instituto LivMundi. www.livmundi.org. Acesso em mar 2023.

Jocson, K. M. (2015). New media literacies as social action: The centrality of pedagogy in the politics of knowledge production. Curriculum Inquiry, 45(1), 30-51.

Johnston, H., Enrique, L. and Gusfield, J.R. (1994) ‘Identities, grievances, and new social movements’, in Laraña, E., Johnston, H. and Gusfield, J.R. (eds) New social movements: from ideology to identity, Philadelphia: Temple UP

Kessler, E. L. (2021). Climate change concern among youth: Examining the role of civics and institutional trust across 22 countries. Education Policy Analysis Archives, 29(August-December), 124-124.

Klinenberg, E., Araos, M., & Koslov, L. (2020). Sociology and the climate crisis. Annual Review of Sociology, 46, 649-669.

Krenak, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo (Nova edição). Editora Companhia das Letras.

Lawson, D. F., Stevenson, K. T., Peterson, M. N., Carrier, S. J., L Strnad, R., & Seekamp, E. (2019). Children can foster climate change concern among their parents. Nature Climate Change, 9(6), 458-462.

Lovelock, J. (2016). Gaia: A new look at life on earth. Oxford University Press.

Lübke, C. (2022). Socioeconomic roots of climate change denial and uncertainty among the European population. European Sociological Review, 38(1), 153-168.

Marion Suiseeya, K. R., O’connell, M. G., Leoso, E., Defoe, M. S. B. N., Anderson, A., Bang, M., ... & Zerega, N. (2022). Waking from paralysis: Revitalizing conceptions of climate knowledge and justice for more effective climate action. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, 700(1), 166-182.

Melluci A. (1996). Challenging Codes: Collective Action in the Information Age. Cambridge: Cambridge Univ. Press

Meirelles R. and Athayde C. (2014). Um País Chamado Favela: A Maior Pesquisa Já Feita Sobre a Favela Brasileira. São Paulo: Editora Gente

Pizmony-Levy, O. (2011). Bridging the global and local in understanding curricula scripts: The case of environmental education. Comparative Education Review, 55(4), 600-633.

Orr, D. W. (2004). Earth in mind: On education, environment, and the human prospect. Island Press.

Raworth, K. (2017). Doughnut economics: seven ways to think like a 21st-century economist. Chelsea Green Publishing.

Saunders, C. (2008). ‘Double-edged swords? Collective Identity and Solidarity in the Environment Movement.’ British Journal of Sociology 59(2): 227–53

Scarano, F (2019) - Regenerantes de Gaia - Dantes Editora

Silva, R. S. D., & Silva, V. R. D. (2011). Política Nacional de Juventude: trajetória e desafios. Caderno CRH, 24(63), 663-678

Snow, D. A., & McAdam, D. (2000). Identity work processes in the context of social movements: Clarifying the identity/movement nexus. Self, identity, and social movements, 13, 41-67.

Shrivastava, Paul, et al. "Transforming sustainability science to generate positive social and environmental change globally." One Earth 2.4 (2020): 329-340.

Taylor, P. (2008). Higher education curricula for human and social development.

Wahl, D. (2016). Designing regenerative cultures. Triarchy Press.

World Commission on Environment and Development, & Brundtland, G. H. (1987). Presentation of the Report of World Commission on Environment and Development to African and International and Non-governmental Organizations... June 7, 1987, Nairobi, Kenya. World Commission on Environment and Development.

Publicado

2023-07-28

Cómo citar

Coutinho, L. P., Lavaquial, A. C., & Tourinho, L. E. (2023). EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA: PRÁTICAS DO INSTITUTO LIVMUNDI PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. Revista De Comunicação Dialógica, (9), 129–152. https://doi.org/10.12957/rcd.2023.74943

Número

Sección

Artigos