“MANGÁS SURDOS”: uma proposta de elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2022.66567

Palavras-chave:

alunos surdos, língua portuguesa como segunda língua, material didático, gêneros discursivos, mangá.

Resumo

O presente artigo tem como objeto apresentar a proposta metodológica que embasa a elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, para alunos surdos. O foco recai, especialmente, no gênero discursivo mangá, as suas características principais e as diferenças em relação às histórias em quadrinhos ocidentais. Além disso, busca-se promover a difusão de mangás que tematizam a questão dos surdos e as línguas de sinais envolvidas, quais sejam, a Libras e a Língua de Sinais Japonesa (LSJ).

 

Biografia do Autor

Milena de Souza Caldas Pinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Letras - Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na extensão, é integrante voluntária do projeto "Neurociência da Linguagem: propostas educacionais/ENELING" e bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) do projeto "Produção de materiais de ensino de línguas para alunos surdos: teoria e prática". Possui interesse de estudo em aquisição de linguagem, com ênfase em psicolinguística, e, também, em questões de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e de português como segunda língua (PL2) para estrangeiros e para surdos.

Vitória Muniz Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Atualmente, graduanda em Letras na Universidade do Rio de Janeiro. Bolsista do projeto de extensão coordenado por Angela Baalbaki: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos.

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

É Professora Associada de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) . Coordenadora do projeto ?Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos?, com financiamento de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) da FAPERJ, em 2014, e no âmbito do Programa de Apoio Técnico Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ? PROATEC (UERJ), desde 2015. Também é bolsista do Programa Prociência (UERJ), desde 2020. Integra os seguintes grupos de pesquisa: "Grupo Arquivos de Língua - GAL" (UFF) e GrupA - Grupa de Práticas em Análises de Discurso (UFBA) . Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Pinho, M. de S. C., Amaro, V. M., & Baalbaki, A. C. F. (2022). “MANGÁS SURDOS”: uma proposta de elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa para alunos surdos. Revista De Comunicação Dialógica, (7), 60–78. https://doi.org/10.12957/rcd.2022.66567

Edição

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Artigos