Observações para o fazer e pensar científico-comunicacional sobre mídias, identidades culturais e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2022.66001Palavras-chave:
Comunicação, Processos Midiáticos, Midiatização, Identidades Culturais, Cidadania.Resumo
Neste texto, proponho recuperar e problematizar abordagens teóricas, para pensar as relações estabelecidas entre identidades culturais e cidadania no contexto contemporâneo de intensos processos sociais de midiatização, buscando refletir as ações comunicativas dos sujeitos enquanto práticas que renovam os processos contemporâneos de constituição da cidadania, no âmbito comunicacional. No percurso dessa reflexão, inicialmente, articulo concepções de Braga (2012), Fausto Neto (2008) e Gomes (2019) sobre as implicações da midiatização e da digitalização trazidas pela “sociedade de midiatização” para os processos sociais contemporâneos. Logo, busco em autores como Maldonado (2011), Cortina (2005) e Martin-Barbero (2014), as contribuições necessárias para transcender a concepção moderna e liberal de cidadania, incorporando dimensões compreensivas e constitutivas de maneira a trabalhar problemáticas como hibridações, diásporas, miscigenações nos processos comunicacionais. Finalmente, examino potencialidades e complexidades trazidas à luz por perspectivas que incorporam a cultura sob vista das complexidades sociais e da heterogeneidade da produção simbólica que as culturas apresentam como retornos às novas demandas e táticas de embate.
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