O LUGAR DA CIDADANIA NO CAPITALISMO COMUNICATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54646

Palavras-chave:

capitalismo comunicativo, cidadania comunicativa, democracia, participação

Resumo

Esse artigo discute como a participação cidadã na política através da ação comunicativa pode ser analisada a partir de uma apreciação crítica do conceito de capitalismo comunicativo. Não obstante sua contribuição para a análise crítica da participação política em ambientes digitais, capitalismo comunicativo tem um caráter midiacêntrico e um viés etnocêntrico. Essas características limitam a aplicabilidade do conceito em análises das possibilidades de ação cidadã no contexto da comodificação da comunicação. Propõe-se então a cidadania comunicativa como um conceito que complementa as limitações do capitalismo comunicativo.

 

Referências

ABREGO, Victor Hugo; BONA, Yann; REGUILLO, Rossana. Resistencias en red: Tecnopolítica y violencias. Designis, n. 30, p. 23-44, 2019.

ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe; MORIGI, Valdir Jose. A prática de cidadania comunicativa na experiência de rádio comunitária. Anais Compós, p. 1-17, 2010.

ANDREJEVIC, Mark. iSpy: Surveillance and power in the interactive era. Lawrence: University Press of Kansas, 2007. 326p.

BAKARDJIEVA, Maria. Subactivism: Lifeworld and Politics in the Age of the Internet. The Information Society, v. 25, n. 2, p. 91-104, jul.-dec. 2009.

BAKARDJIEVA, Maria. Reconfiguring the mediapolis: New media and civic agency. New Media & Society, v. 14, n. 1, p. 63-79, jan.-jun. 2012.

BENNETT, W. Lance; SEGERBERG, Alexandra. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. 256p.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. The new spirit of capitalism. International Journal of Politics, Culture, and Society, v. 18, n. 3-4, p. 161-188, jun. 2005.

BRITTOS, Valério Cruz; COLLAR, Marcelo Schimitz. Direito à comunicação e democratização no Brasil. In: SARAIVA, Enrique; MARTINS, Paulo Emílio Matos; PIERANTI, Octavio Penna (org.). Democracia e regulação dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. p. 71-90.

CAPRINO, Mônica Pegurer. Educação midiática nas ONGs brasileiras: experiências para a cidadania comunicativa. Comunicação & Sociedade, v. 38, n. 3, p. 245-269, 2016.

CARPENTIER, Nico. Media and participation: A site of ideological-democratic struggle. Bristol: Intellect Books, 2011. 408p.

CASTELLS, Manuel. The power of identity: The information age – Economy, society, and culture. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 461p.

CASTELLS, Manuel. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2013. 618p.

CASTELLS, Manuel. Networks of outrage and hope: Social movements in the Internet age. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015. 338p.

CERBINO, Mauro; BELOTTI, Francesca. Medios comunitarios como ejercicio de ciudadanía comunicativa: experiencias desde Argentina y Ecuador. Comunicar, v. 24, n. 47, p. 49-56, 2016.

COGO, Denise. Cidadania comunicativa das migrações transnacionais: usos de mídias e mobilização social de latino-americanos. In: COGO, Denise; ElHAJII, Mohammed; HUERTAS, Amparo. Diásporas, migrações, tecnologias da comunicação e identidades transnacionais. InCom UAB: 2012, p. 43-66.

COULDRY, Nick. Media, society, world: Social theory and digital media practice. Polity, 2012. 324p.

COULDRY, Nick. Why voice matters: Culture and politics after neoliberalism. Newbury Park: Sage, 2010. 184p.

DAHLGREN, Peter. Media and political engagement. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 246p.

DEAN, Jodi. Communicative capitalism and class struggle. Spheres – Journal for Digital Cultures, n. 1, p. 1-16, 2014.

DEAN, Jodi. Communicative capitalism: Circulation and the foreclosure of politics. In: BOLER, Megan (ed.). Digital Media and Democracy – Tactics in Hard Times. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 101-122.

DEAN, Jodi. Communicative capitalism: This is what democracy looks like. Journal of Communication and Languages, n. 51, 2020.

DEAN, Jodi. Democracy and other neoliberal fantasies: Communicative capitalism and left politics. Durham: Duke University Press, 2009. 232p.

FENTON, Natalie. The internet and radical politics. In: CURRAN, James; FENTON, Natalie; FREEDMAN, Des. Misunderstanding the Internet. London: Routledge, 2012. 234p.

GERBAUDO, Paolo. Tweets and the Streets: Social Media and Contemporary Activism. London: Pluto Press, 2012. 208p.

HABERMAS, Jürgen. The structural transformation of the public sphere: An inquiry into a category of bourgeois society. Cambridge: MIT Press, 1991. 301p.

HABERMAS, Jürgen. The theory of communicative action. Volume 2 – Lifeworld and system: A critique of functionalist reason. Boston: Beacon Press, 1987. 465p.

HINDMAN, Matthew. The myth of digital democracy. New Jersey: Princeton University Press, 2018. 181p.

HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2013. 488p.

JENKINS, Henry et al. Participatory culture in a networked era: A conversation on youth, learning, commerce, and politics. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015. 160p.

MATA, María Cristina. Comunicación, ciudadanía y poder: pistas para pensar su articulación. Diálogos de la Comunicación, v. 64, p. 65-76, 2002.

MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras estudos midiáticos, v. 8, n. 1, p. 5-15, jan.-apr., 2006.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Convenio Andrés Bello, 1998. 351p.

McCHESNEY, Robert W. Digital disconnect: How capitalism is turning the Internet against democracy. New York: The New Press, 2013. 320p.

MOROZOV, Evgeny. The net delusion: The dark side of Internet freedom. New York: Public Affairs, 2012. 448p.

PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Mídia e política de minorias. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Comunicação e cultura das minorias. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. 220p.

PAPACHARISSI, Zizi. A private sphere: Democracy in a digital age. Cambridge: Polity, 2010. 210p.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Communication in social movements: A new perspective on human rights. In: ASKANIUS, Tina et al. (ed.). Reclaiming the Public Sphere. London: Palgrave Macmillan, 2014. p. 167-183.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. In: OLIVEIRA, Maria José (org.). Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004. p. 49-79.

REGUILLO, Rossana. Paisajes insurrectos: jóvenes, redes y revueltas en el otoño civilizatorio. Barcelona: Ned Ediciones, 2017. 210p

SAGGIN, Lívia; BONIN, Jiani Adriana. Perspectivas para pensar as inter-relações entre sujeitos comunicantes e mídias digitais na constituição de cidadania comunicativa. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 16, n. 32, p. 16-32, 2017.

SASSEN, Saskia. Expulsões: Brutalidade e Complexidade na Economia Global. São Paulo: Paz e Terra, 2016. 336p

SASSEN, Saskia. The political power of social media: Technology, the public sphere, and political change. Foreign affairs, v. 90, n. 1. p. 28-41, feb. 2001.

SILVERSTONE, Roger. Why study the media?. Newbury Park: Sage, 1999. 176p.

SHIRKY, Clay. The political power of social media: Technology, the public sphere, and political change. Foreign affairs, 2011, 28-41.

SHIRKY, Clay. Here comes everybody: The power of organizing without organizations. Penguin, 2008. 352p.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método educacional. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. 328p.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Comunicação e cultura das minorias. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. 220p.

SPARKS, Colin. The Internet and the global public sphere. In: BENNET, W. Lance; ENTMAN, Rober M. (ed.). Mediated politics: Communication in the Future of Democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 75-95.

TRIPPI, Joe. The revolution will not be televised: Democracy, the Internet, and the

overthrow of everything. New York: Regan Books, 2005. 336p.

TURKLE, Sherry. Reclaiming conversation: The power of talk in a digital age. London: Penguin, 2015. 448p.

WAISBORD, Silvio. El desamor con las redes sociales. Notícias de la Semana, Buenos Aires, 22 out. 2016. Disponível em: http://noticias.perfil.com/2016/10/22/el-desamor-con-las-redes-sociales/. Acesso em: 1 nov. 2016.

WYLIE, Christopher. Mindf*ck: Inside Cambridge Analytica’s plot to break the world. London: Profile Books, 2019. 270p.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Sartoretto, P. M. (2021). O LUGAR DA CIDADANIA NO CAPITALISMO COMUNICATIVO. Revista De Comunicação Dialógica, (4), 60–77. https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54646

Edição

Seção

Artigos