O LUGAR DA CIDADANIA NO CAPITALISMO COMUNICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54646Palavras-chave:
capitalismo comunicativo, cidadania comunicativa, democracia, participaçãoResumo
Esse artigo discute como a participação cidadã na política através da ação comunicativa pode ser analisada a partir de uma apreciação crítica do conceito de capitalismo comunicativo. Não obstante sua contribuição para a análise crítica da participação política em ambientes digitais, capitalismo comunicativo tem um caráter midiacêntrico e um viés etnocêntrico. Essas características limitam a aplicabilidade do conceito em análises das possibilidades de ação cidadã no contexto da comodificação da comunicação. Propõe-se então a cidadania comunicativa como um conceito que complementa as limitações do capitalismo comunicativo.
Referências
ABREGO, Victor Hugo; BONA, Yann; REGUILLO, Rossana. Resistencias en red: Tecnopolítica y violencias. Designis, n. 30, p. 23-44, 2019.
ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe; MORIGI, Valdir Jose. A prática de cidadania comunicativa na experiência de rádio comunitária. Anais Compós, p. 1-17, 2010.
ANDREJEVIC, Mark. iSpy: Surveillance and power in the interactive era. Lawrence: University Press of Kansas, 2007. 326p.
BAKARDJIEVA, Maria. Subactivism: Lifeworld and Politics in the Age of the Internet. The Information Society, v. 25, n. 2, p. 91-104, jul.-dec. 2009.
BAKARDJIEVA, Maria. Reconfiguring the mediapolis: New media and civic agency. New Media & Society, v. 14, n. 1, p. 63-79, jan.-jun. 2012.
BENNETT, W. Lance; SEGERBERG, Alexandra. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. 256p.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. The new spirit of capitalism. International Journal of Politics, Culture, and Society, v. 18, n. 3-4, p. 161-188, jun. 2005.
BRITTOS, Valério Cruz; COLLAR, Marcelo Schimitz. Direito à comunicação e democratização no Brasil. In: SARAIVA, Enrique; MARTINS, Paulo Emílio Matos; PIERANTI, Octavio Penna (org.). Democracia e regulação dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. p. 71-90.
CAPRINO, Mônica Pegurer. Educação midiática nas ONGs brasileiras: experiências para a cidadania comunicativa. Comunicação & Sociedade, v. 38, n. 3, p. 245-269, 2016.
CARPENTIER, Nico. Media and participation: A site of ideological-democratic struggle. Bristol: Intellect Books, 2011. 408p.
CASTELLS, Manuel. The power of identity: The information age – Economy, society, and culture. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 461p.
CASTELLS, Manuel. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2013. 618p.
CASTELLS, Manuel. Networks of outrage and hope: Social movements in the Internet age. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015. 338p.
CERBINO, Mauro; BELOTTI, Francesca. Medios comunitarios como ejercicio de ciudadanía comunicativa: experiencias desde Argentina y Ecuador. Comunicar, v. 24, n. 47, p. 49-56, 2016.
COGO, Denise. Cidadania comunicativa das migrações transnacionais: usos de mídias e mobilização social de latino-americanos. In: COGO, Denise; ElHAJII, Mohammed; HUERTAS, Amparo. Diásporas, migrações, tecnologias da comunicação e identidades transnacionais. InCom UAB: 2012, p. 43-66.
COULDRY, Nick. Media, society, world: Social theory and digital media practice. Polity, 2012. 324p.
COULDRY, Nick. Why voice matters: Culture and politics after neoliberalism. Newbury Park: Sage, 2010. 184p.
DAHLGREN, Peter. Media and political engagement. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 246p.
DEAN, Jodi. Communicative capitalism and class struggle. Spheres – Journal for Digital Cultures, n. 1, p. 1-16, 2014.
DEAN, Jodi. Communicative capitalism: Circulation and the foreclosure of politics. In: BOLER, Megan (ed.). Digital Media and Democracy – Tactics in Hard Times. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 101-122.
DEAN, Jodi. Communicative capitalism: This is what democracy looks like. Journal of Communication and Languages, n. 51, 2020.
DEAN, Jodi. Democracy and other neoliberal fantasies: Communicative capitalism and left politics. Durham: Duke University Press, 2009. 232p.
FENTON, Natalie. The internet and radical politics. In: CURRAN, James; FENTON, Natalie; FREEDMAN, Des. Misunderstanding the Internet. London: Routledge, 2012. 234p.
GERBAUDO, Paolo. Tweets and the Streets: Social Media and Contemporary Activism. London: Pluto Press, 2012. 208p.
HABERMAS, Jürgen. The structural transformation of the public sphere: An inquiry into a category of bourgeois society. Cambridge: MIT Press, 1991. 301p.
HABERMAS, Jürgen. The theory of communicative action. Volume 2 – Lifeworld and system: A critique of functionalist reason. Boston: Beacon Press, 1987. 465p.
HINDMAN, Matthew. The myth of digital democracy. New Jersey: Princeton University Press, 2018. 181p.
HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2013. 488p.
JENKINS, Henry et al. Participatory culture in a networked era: A conversation on youth, learning, commerce, and politics. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015. 160p.
MATA, María Cristina. Comunicación, ciudadanía y poder: pistas para pensar su articulación. Diálogos de la Comunicación, v. 64, p. 65-76, 2002.
MATA, María Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras estudos midiáticos, v. 8, n. 1, p. 5-15, jan.-apr., 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Convenio Andrés Bello, 1998. 351p.
McCHESNEY, Robert W. Digital disconnect: How capitalism is turning the Internet against democracy. New York: The New Press, 2013. 320p.
MOROZOV, Evgeny. The net delusion: The dark side of Internet freedom. New York: Public Affairs, 2012. 448p.
PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Mídia e política de minorias. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Comunicação e cultura das minorias. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. 220p.
PAPACHARISSI, Zizi. A private sphere: Democracy in a digital age. Cambridge: Polity, 2010. 210p.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Communication in social movements: A new perspective on human rights. In: ASKANIUS, Tina et al. (ed.). Reclaiming the Public Sphere. London: Palgrave Macmillan, 2014. p. 167-183.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. In: OLIVEIRA, Maria José (org.). Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004. p. 49-79.
REGUILLO, Rossana. Paisajes insurrectos: jóvenes, redes y revueltas en el otoño civilizatorio. Barcelona: Ned Ediciones, 2017. 210p
SAGGIN, Lívia; BONIN, Jiani Adriana. Perspectivas para pensar as inter-relações entre sujeitos comunicantes e mídias digitais na constituição de cidadania comunicativa. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 16, n. 32, p. 16-32, 2017.
SASSEN, Saskia. Expulsões: Brutalidade e Complexidade na Economia Global. São Paulo: Paz e Terra, 2016. 336p
SASSEN, Saskia. The political power of social media: Technology, the public sphere, and political change. Foreign affairs, v. 90, n. 1. p. 28-41, feb. 2001.
SILVERSTONE, Roger. Why study the media?. Newbury Park: Sage, 1999. 176p.
SHIRKY, Clay. The political power of social media: Technology, the public sphere, and political change. Foreign affairs, 2011, 28-41.
SHIRKY, Clay. Here comes everybody: The power of organizing without organizations. Penguin, 2008. 352p.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método educacional. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. 328p.
SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre. Comunicação e cultura das minorias. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. 220p.
SPARKS, Colin. The Internet and the global public sphere. In: BENNET, W. Lance; ENTMAN, Rober M. (ed.). Mediated politics: Communication in the Future of Democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 75-95.
TRIPPI, Joe. The revolution will not be televised: Democracy, the Internet, and the
overthrow of everything. New York: Regan Books, 2005. 336p.
TURKLE, Sherry. Reclaiming conversation: The power of talk in a digital age. London: Penguin, 2015. 448p.
WAISBORD, Silvio. El desamor con las redes sociales. Notícias de la Semana, Buenos Aires, 22 out. 2016. Disponível em: http://noticias.perfil.com/2016/10/22/el-desamor-con-las-redes-sociales/. Acesso em: 1 nov. 2016.
WYLIE, Christopher. Mindf*ck: Inside Cambridge Analytica’s plot to break the world. London: Profile Books, 2019. 270p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).