POR UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54402Palabras clave:
Dialogismo, Gêneros do Discurso, Anúncio Publicitário, Mulher.Resumen
O presente trabalho, realizado à luz dos estudos bakhtinianos dos gêneros discursivos, busca investigar o dialogismo presente em um anúncio publicitário da década de 1970. No devido anúncio, observamos como os sentidos remissivos a uma identidade da mulher materializam-se em enunciados motivadores de seu histórico silenciamento na sociedade. Uma vez que os enunciados não existem fora das relações dialógicas, neste artigo, discutimos a noção de gêneros em uma perspectiva discursiva, portanto valemo-nos teoricamente de autores, como Bakhtin (2003), Gregolin (2007a, 2007b), Orlandi (2003), entre outros. Tal pesquisa, de base empírica e documental, propõe-se a interpretar um anúncio publicitário, observando como a alteridade se inscreve em sua materialidade e como o seu caráter heterogêneo demarca sentidos que podem ser explorados em sua configuração enunciativa e no contexto histórico em que se apresenta. Sabemos que o discurso, por incorporar o discurso alheio, possibilita reflexões que suplantam não apenas os sentidos sobre o lugar da mulher na sociedade, esses que nos são dados, mas, principalmente, questões que podem ser atreladas às diferentes reflexões em sala de aula e à construção do conhecimento crítico.
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