POR UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Autores/as

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) / INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL) http://orcid.org/0000-0002-1924-4780
  • Warley Soares Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) / INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54402

Palabras clave:

Dialogismo, Gêneros do Discurso, Anúncio Publicitário, Mulher.

Resumen

O presente trabalho, realizado à luz dos estudos bakhtinianos dos gêneros discursivos, busca investigar o dialogismo presente em um anúncio publicitário da década de 1970. No devido anúncio, observamos como os sentidos remissivos a uma identidade da mulher materializam-se em enunciados motivadores de seu histórico silenciamento na sociedade. Uma vez que os enunciados não existem fora das relações dialógicas, neste artigo, discutimos a noção de gêneros em uma perspectiva discursiva, portanto valemo-nos teoricamente de autores, como Bakhtin (2003), Gregolin (2007a, 2007b), Orlandi (2003), entre outros. Tal pesquisa, de base empírica e documental, propõe-se a interpretar um anúncio publicitário, observando como a alteridade se inscreve em sua materialidade e como o seu caráter heterogêneo demarca sentidos que podem ser explorados em sua configuração enunciativa e no contexto histórico em que se apresenta. Sabemos que o discurso, por incorporar o discurso alheio, possibilita reflexões que suplantam não apenas os sentidos sobre o lugar da mulher na sociedade, esses que nos são dados, mas, principalmente, questões que podem ser atreladas às diferentes reflexões em sala de aula e à construção do conhecimento crítico.

Biografía del autor/a

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) / INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL)

Professora do Departamento de Letras do Instituto Acadêmico de Licenciaturas (IAEL) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Warley Soares Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) / INSTITUTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO E LICENCIATURAS (IAEL)

Discente do Curso de Pós-Graduação em Linguagem, Cultura e Ensino, da Universidade Estadual de Goiás (UEG / Campus Metropolitano).

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Publicado

2021-03-02

Cómo citar

Lima, F. F. P. de A., & Miranda, W. S. (2021). POR UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. Revista De Comunicação Dialógica, (4), 44–59. https://doi.org/10.12957/rcd.2020.54402

Número

Sección

Artigos