A pluralidade da cobertura jornalística no interior de São Paulo: a experiência do Jornal Dois com a mídia radical em Bauru
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.51400Palavras-chave:
jornalismo, mídia radical, diversidadeResumo
A cobertura jornalística praticada pelos veículos de imprensa hegemônico retratam a realidade sem considerar suas relações complexas e contraditórias. As reportagens não dialogam com a sociedade e, por consequência, constroem uma fábula sobre os acontecimentos. No interior de São Paulo, onde há a escassez de jornais e de produções jornalísticas de qualidade, esse processo de fabulação é acentuado. O Jornal Dois surge, em Bauru, com uma proposta disruptiva para o jornalismo, que considera as pessoas como sujeitos ativos da sociedade, a diversidade de contextos sociais e necessidade de aprofundar o debate público. Este artigo é um relato de experiência sobre a atuação do Jornal Dois como mídia radical em Bauru, contando sobre os processos para escolha de pautas, elaboração das pautas e produção das reportagens.
Referências
ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. Com colaborações de Laura Caprigliole [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016. 88p.
DOWNING, John. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e nos movimentos sociais. Tradução por Silvana Vieira - São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. 544p.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide - para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987. 230p.
LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 188p.
MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/. Acesso em 14 de maio de 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123 – 151. Dezembro, 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU. Plano Diretor Participativo. 2008. Disponível em: http://hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos/website_planodiretor/website_planodiretor_etapas.pdf. Acesso em 13 mai. 2020.
SANTOS, Milton. Por outra globalização: do pensamento único ao pensamento universal. – São Paulo: Editora Recorde, 2000. 85p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).