Nietzsche e o ensino-aprendizado de filosofia: a necessidade do encontro para a comunicação dialógica
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50984Palabras clave:
Filosofia, Nietzsche, Encontro, Educação, ComunicaçãoResumen
A decisão do governo do Rio de Janeiro de impor a modalidade a distância nas escolas públicas de ensino médio em plena pandemia gera preocupação. Como professora de filosofia da rede pública do estado, identifico, pelo menos, dois problemas principais no ensino-aprendizado de filosofia a distância: primeiro, não é possível aprender e ensinar filosofia de forma efetiva exclusivamente por meio de ferramentas digitais; e segundo, essa modalidade de ensino não alcança todos os envolvidos. Para demonstrar esse entendimento, analiso os escritos de Nietzsche sobre a crítica da dualidade corpo e mente. A partir disso, reflito sobre a importância do encontro no ensino-aprendizado de filosofia, propondo um espaço de comunicação dialógica em que é possível reconhecer a diferença, estimular a criação e promover a autossuperação.
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