Contribuições históricas do Movimento Hip Hop para a luta contra o racismo e para a comunicação da juventude negra e periférica
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369Palavras-chave:
Movimentos Negros, Movimento Hip Hop, identidade étnico-racial, comunicaçãoResumo
Este artigo analisa as imbricações históricas dos Movimentos Negros e do Movimento Hip Hop a partir de narrativas e histórias de vida de intelectuais orgânicos da primeira e segunda geração do Hip Hop. São combinadas análises históricas e pesquisa de campo de caráter qualitativo, com inspiração etnográfica. Nosso foco principal são as relações históricas entre os Movimentos Negros, o Movimento Hip Hop e as contribuições do Hip Hop para a luta contra o racismo, a construção de identidade étnico-racial e a comunicação da juventude negra e periférica.
Referências
ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.
ALVES, Luiz Roberto. O rap, contra o rapa das ruas. In: OLIVEIRA, Ronaldo de; BORGES, Neuza Pereira; VIEIRA, Carlos Badhur (coordenadores) e MENDONÇA, Júlio (organização dos textos). ABC RAP. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – SECE, 1992.
ANDRADE, Elaine Nunes de. Movimento negro juvenil: um estudo de caso sobre jovens rappers de São Bernardo do Campo. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
BASTOS, Pablo Nabarrete. Ecos de espelhos - movimento Hip Hop do ABC Paulista: sociabilidade, intervenções, identificações e mediações sociais, culturais, raciais, comunicacionais e políticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.
FELIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: Cultura e Política no contexto paulistano. Doutorado - Antropologia Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
IANNI, Octavio. Raças e classes sociais no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004.
ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip Hop – A periferia grita. São Paulo-SP: Fundação Perseu Abramo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).