Representação política das mulheres em 2019 e os desafios da equidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49930Palavras-chave:
Mulheres, Feminismo, Política, Gênero, Brasil.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre direitos humanos a partir dos dados sobre mulheres empossadas em cargos eletivos na política em 2019. Após um mapeamento do cenário constituído pelas eleições de 2018, propomos a criação de um Índice de Participação Feminina (IPF) capaz de aferir, em números, o tamanho da desigualdade entre os gêneros em cargos de efetivo exercício de poder. O objetivo é fazer um diagnóstico da equidade de gênero e da representatividade política na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Presidência da República, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa, nas 27 unidades federativas do Brasil. As informações sobre o quantitativo de mulheres no Legislativo e no Executivo foram comparadas entre si, criando um ranking que pode nos dar algumas pistas sobre as diferenças observadas. Esperamos que o entendimento de como essas forças operam contribua para desmantelá-las, a fim de que homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades, tal como preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos.Downloads
Publicado
2020-04-06
Como Citar
CORREA PORTO, Adriana; CORREA SAJONC, Raquel; RIELLA BENITES, Marcello. Representação política das mulheres em 2019 e os desafios da equidade de gênero. Revista de Comunicação Dialógica, Rio de Janeiro, Brasil, n. 2, p. 4–19, 2020. DOI: 10.12957/rcd.2019.49930. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcd/article/view/49930. Acesso em: 5 fev. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista de Comunicação Dialógica pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da RCD. A Revista de Comunicação Dialógica está licenciada com uma Licença Creative Commons (by-nc-nd).