Ecos de Oliveira Viana: O “Idealismo” como chave mestra das relações entre Raça e Autoritarismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.79986Palavras-chave:
Oliveira Viana, Idealismo, Racismo, Autoritarismo, Constituição, DemocraciaResumo
O artigo tem por objetivo investigar as relações entre “raça” e autoritarismo no Brasil por meio da noção de “idealismo” na obra de Oliveira Viana, um dos autores principais do autoritarismo. Para isso o método utilizado foi o investigar na obra do autor como o “povo” torna-se objeto da ciência e se articula a outros conceitos centrais que sugerem um diálogo com a realidade social e racial do país. Em especial, observa-se como ele estabelece a relação entre raça, história e política por meio da sua noção de “tipo” brasileiro. Posteriormente, é abordada como a noção de “idealismo” aparece estrategicamente na obra de Viana para lidar com os dilemas da branquidade no pós-abolição. Assim, os resultados revelam como o binômio ideal e real é uma estrutura de longa duração do pensamento social brasileiro, estando decisivamente atrelado ao medo branco da cidadania negra. Como contribuição, sustenta-se que a crítica ao racismo da obra de Oliveira Viana revela como a “raça” estrutura o autoritarismo no país e, ao mesmo tempo, é afastada da crítica política hegemônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.