Liberdade religiosa e inclusão: a laicidade como princípio garantidor dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.78460Palavras-chave:
Laicidade, Direitos Fundamentais, Diversidade Religiosa, Igualdade, direitos lgbtqiapnResumo
este artigo adota uma metodologia analítico-descritiva para examinar a interação entre secularismo e direitos fundamentais, focando especificamente nos direitos da população LGBTQIAPN+. O objetivo é desvendar como o secularismo, que promove a separação entre religião e Estado, contribui para a proteção e a promoção dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, enfatizando a igualdade, a não discriminação, a dignidade e os direitos individuais. Analisando a evolução do secularismo desde os primórdios da colonização, influenciada pela Igreja Católica e sua interação com o poder político, destacamos a crescente necessidade dessa separação, culminando na Constituição de 1891, que consolidou essa divisão e assegurou a liberdade religiosa junto à neutralidade estatal. Atualmente, o desafio persiste em harmonizar a diversidade religiosa com um secularismo inclusivo, essencial para os direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Este estudo revela a importância crítica do secularismo e dos direitos fundamentais na promoção de uma sociedade inclusiva e equitativa, sublinhando o papel do secularismo como pilar da diversidade cultural, religiosa e social no Brasil, essencial para a proteção efetiva dos direitos LGBTQIAPN+.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.