Elementos do totalitarismo: uma leitura a partir de Tocqueville e Chesterton
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.76117Keywords:
Totalitarismo, Tocqueville, Chesterton, Democracia, LiberdadeAbstract
Os estudos concernentes aos regimes totalitários estão em destaque no campo da Ciência Política, especialmente pela atualidade do tema, bem como pelas potencialidades extremamente nefastas de uma mentalidade que contenha vestígios e similaridades com a concepção nazifascista de Estado. Além dos autores contemporâneos, que abordaram de forma analítica as nuances do totalitarismo, tais como Hannah Arendt, Eric Voegelin, as reflexões estabelecidas por Alexis de Tocqueville e G.K. Chesterton acerca da filosofia política e da realidade da vida humana em sua relação com o mundo se demonstram extremamente necessárias para o estabelecimento de uma visão holística sobre o fenômeno responsável pela crise do regime democrático e, por conseguinte, da ascensão de tiranias supressoras dos direitos e garantias fundamentais. O presente trabalho se propõe a esclarecer o fenômeno totalitário a partir de ferramentas conceituais fornecidas pelos pensadores acima destacados. Embora as obras de Tocqueville e Chesterton não se referirem diretamente aos regimes nazifascistas, visto que viveram em período anterior às manifestações históricas do que conceituamos como totalitarismo, as reflexões e pensamentos por eles estabelecidos transmitem lições atemporais concernentes aos perigos que afrontam a democracia, a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada no método hipotético dedutivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.