Elementos do totalitarismo: uma leitura a partir de Tocqueville e Chesterton

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.76117

Keywords:

Totalitarismo, Tocqueville, Chesterton, Democracia, Liberdade

Abstract

Os estudos concernentes aos regimes totalitários estão em destaque no campo da Ciência Política, especialmente pela atualidade do tema, bem como pelas potencialidades extremamente nefastas de uma mentalidade que contenha vestígios e similaridades com a concepção nazifascista de Estado. Além dos autores contemporâneos, que abordaram de forma analítica as nuances do totalitarismo, tais como Hannah Arendt, Eric Voegelin, as reflexões estabelecidas por Alexis de Tocqueville e G.K. Chesterton acerca da filosofia política e da realidade da vida humana em sua relação com o mundo se demonstram extremamente necessárias para o estabelecimento de uma visão holística sobre o fenômeno responsável pela crise do regime democrático e, por conseguinte, da ascensão de tiranias supressoras dos direitos e garantias fundamentais. O presente trabalho se propõe a esclarecer o fenômeno totalitário a partir de ferramentas conceituais fornecidas pelos pensadores acima destacados. Embora as obras de Tocqueville e Chesterton não se referirem diretamente aos regimes nazifascistas, visto que viveram em período anterior às manifestações históricas do que conceituamos como totalitarismo, as reflexões e pensamentos por eles estabelecidos transmitem lições atemporais concernentes aos perigos que afrontam a democracia, a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada no método hipotético dedutivo.

Author Biographies

Leonardo Delatorre Leite, Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Universidade de São Paulo

Mestrando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista PIBIC-CNPq (2018-2022). Licenciado em História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor do livro "Direito de Resistência na Tradição Republicana", publicado pela Editora CRV. Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie.  Membro dos Grupos de Pesquisa "Políticas Públicas como instrumento de efetivação da cidadania" e "Religião, Memória e Cultura". Bolsista CAPES/ PROSUC Mod II.

Gerson Leite de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

 Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (PUCSP - 2008) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP - (IFCH/UNICAMP - 2014). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (PUCCAMP - 2003). Licenciado em História (1996). Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (1999), graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2006), Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - (FFLCH/USP - 2021). 

Davi Schelotag de Moraes, Universidade de São Paulo

Graduando em História pela USP (FFLCH).

Published

2024-12-31

How to Cite

Leite, L. D., Moraes, G. L. de, & Moraes, D. S. de. (2024). Elementos do totalitarismo: uma leitura a partir de Tocqueville e Chesterton. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(1), 146–185. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.76117