A política econômica dos governos brasileiros no século XXI: do estado social garantidor à tentativa de uma política econômica liberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.75124

Palavras-chave:

Política Econômica, Governo Brasileiro, Constituição Brasileira, Estado Social, Estado Liberal

Resumo

O presente artigo tem por escopo a análise das políticas econômicas dos governos brasileiros no século XXI, partindo da explanação sobre a constituição do Estado Liberal, passando pelo Estado Social e finalmente pelo Estado Democrático de Direito. A Constituição de 1988, determinou em seus artigos o propósito do Estado, implicando em sua obrigação em promover a transformação da estrutura econômico-social, alterando sua intervenção no domínio econômico. Como forma de auferir o exposto, verifica-se as políticas econômicas adotadas pelos governos eleitos entre 2003 a 2022, começando pelas políticas de cunho socias adotadas por Lula e Dilma e concluindo com a tentativa de adoção de um Estado Liberal, emplacado por Temer e assumido por Bolsonaro. Para tanto, dada a relevância do tema, analisou-se, de forma qualitativa documental, textos normativos e materiais bibliográficos, utilizando o método dedutivo. Conclui-se preliminarmente que as políticas econômicas dos governos brasileiros no século XXI, falharam em cumprir com a Constituição Econômica, relativamente ao objetivo do desenvolvimento nacional, não alcançando a liberdade econômica e o desenvolvimento social tão almejado.

Biografia do Autor

Emerson Ademir Borges de Oliveira, Universidade de Marília

Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Coordenador-Adjunto e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília. Professor Substituto da Universidade Estadual Paulista. Advogado e parecerista.

Elaine Cristina Sotelo Fachini, Universidade de Marília

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade de Marília. Bolsista PROSUP/CAPES. Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Borges de Oliveira, E. A., & Fachini, E. C. S. (2024). A política econômica dos governos brasileiros no século XXI: do estado social garantidor à tentativa de uma política econômica liberal. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(1), 306–330. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.75124