O que acontece com qualquer um de nós afeta a todos nós: a cultura de mutilação da genitália feminina e até onde uma cultura pode prevalecer sobre os direitos humanos e da personalidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.74500Keywords:
Circuncisão, Crenças, Cultura, Direitos Humanos, Dignidade da Pessoa HumanaAbstract
O presente trabalho tem como escopo trazer à lume a problemática de uma forte cultura arraigada nos países do oriente médio, que por vezes vem a conflitar com os direitos humanos que a todos são assegurados pela própria condição de ser humano. Busca delinear paralelos entre questões culturais que devem ser respeitadas, mas que ao mesmo tempo não podem sobrepor à condição humana do ser e de tudo aquilo que lhe é naturalmente de direito. Por meio do método dedutivo por pesquisa bibliográfica, a pesquisa foi conduzida a fim de demonstrar de maneira fundamentada todas as faces do tema em questão (mutilação genital feminina), analisando todas as consequências da prática e violações por ela causadas quanto ao âmbito jurídico numa vertente que procura fazer analogia sob uma ótica dos usos, costumes e da legislação brasileira vigente. Como contribuição, objetiva em sua essência fomentar um raciocínio para além da própria realidade e contribuir para um entendimento e compreensão enriquecedores a respeito de outras culturas e conflitos, de imensa relevância e importância num contexto mundial partindo da premissa de que a solidariedade deve permear com muita força nossas relações para com o outro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.