Direitos da personalidade, vulnerabilidade e adolescente sob uma perspectiva winnicottiana
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40158Palavras-chave:
privação, delinquência, violência, politicas públicas.Resumo
O texto buscou compreender os aspectos emocionais e inconscientes que envolvem o ato de delinquir. Teve como referência principal a literatura Winnicottiana, que visa analisar o adolescente que vem a infringir condutas sociais, o ato da violência e quais as repercussões deste fenômeno na sociedade vigente. Buscou-se questionar a questão da maioridade penal pontuando aspectos respeitáveis da visão psicanalítica que esclarecem o que é adolescer, e como estes processos podem ajudar a entender o que é a agressividade normal e patológica. Para este alcance, foi utilizado principalmente a questão postulada por Winnicott sobre sua obra Privação e Delinquência. Diante do grande fenômeno que a adolescência e a própria delinquência. As respostas que encontramos através da leitura Winnicottiana são de analise social, psíquica e jurídica; de que se consideramos o adolescente responsável pelos seus atos estaremos como sociedade podando toda possibilidade de recuperação emocional e social de alguém que esta pedindo socorro. Assim, no cerne da questão ficou evidente que é ainda através de prevenção e politicas publicas as melhores formas para modificar a grande questão da violência na adolescência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.