O ativismo judicial na visão de Ronald Dworkin | Judicial activism in Ronald Dworkin's view

Autor/innen

  • Eduardo Fernando Appio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37953

Schlagworte:

Ativismo judicial, Ronald Dworkin, Ativismo.

Abstract

O presente texto busca questionar a alegada correspondência entre as proposições doutrinarias (e judiciais) que defendem o ativismo judicial no Brasil e algumas das idéias de um brilhante autor norte americano que, involuntariamente, acabaram servindo para incrementar os equívocos que hoje se acometem, com especial enfoque no controle judicial de políticas públicas.

Autor/innen-Biografie

Eduardo Fernando Appio, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (1994), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).

Veröffentlicht

2018-12-12

Zitationsvorschlag

Appio, E. F. (2018). O ativismo judicial na visão de Ronald Dworkin | Judicial activism in Ronald Dworkin’s view. Revista Publicum, 4(2), 37–53. https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37953

Ausgabe

Rubrik

Artigos Científicos