A Participação nos Lucros e Resultados nas indústrias automobilísticas Fiat, Ford, Toyota e Volkswagen.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2022.57924

Palavras-chave:

Participação nos Lucros e Resultados, meios de recompensa, montadoras, remuneração variável, acordos coletivos.

Resumo

Este artigo é um estudo comparativo entre indústrias automobilísticas, que tem por objetivo analisar como a montadora Fiat, situada em Betim (MG), e as montadoras Ford, Toyota e Volkswagen, situadas no ABC Paulista (SP), administram a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para tanto, buscou-se compreender os mecanismos de gestão compartilhada e a adoção da remuneração variável como meio de contraprestação pelos serviços, a partir da regulamentação da PLR no ordenamento jurídico brasileiro. Foram analisados os Acordos Coletivos firmados entre cada montadora e os seus respectivos sindicatos, registrados entre os anos de 2009 e 2019, junto ao atual Ministério da Economia. Os resultados obtidos permitiram concluir que a aplicação da PLR pelas montadoras observa os comandos da Lei nº 10.101/2000. No caso das montadoras avaliadas, a PLR se configura como um meio de recompensa para o trabalhador e leva em consideração o seu desempenho na prestação laboral.

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Doutor em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestre em DIREITO PÚBLICO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), possui pós-graduação em BIOÉTICA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e graduação em DIREITO pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente é professor adjunto III do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG. Pesquisador dos grupos de pesquisa CITIES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Cidades Inteligentes, Tecnológicas, Inovativas, Empreendedoras e Sustentáveis (CEFET-MG); NEPUR - Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP) e LOGOS - Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG).

Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4669197806191249

Ana Carolina Andrade Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Graduada em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG).

Paulo Fernandes Sanches Junior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Doutor em Engenharia Civil, professor Associado II do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), pesquisador do grupo de pesquisa LOGOS – Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG).

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Diniz, L. dos S., Fernandes, A. C. A., & Sanches Junior, P. F. (2023). A Participação nos Lucros e Resultados nas indústrias automobilísticas Fiat, Ford, Toyota e Volkswagen. Revista Publicum, 8(1), 13–41. https://doi.org/10.12957/publicum.2022.57924

Edição

Seção

Artigos Científicos