Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media

Autores

  • Maria da Penha de Lima Coutinho
  • Lidiane Silva de Araújo
  • Márcio de Lima Coutinho
  • Luciene Costa Araújo Morais
  • José Roniere Morais Batista

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14473

Resumo

RESUMO: Objetivou-se conhecer o que a mídia impressa veicula acerca das eleições presidenciais no Brasil (2014). De caráter documental, o estudo foi realizado a partir da análise de materiais textuais sobre o tema coletados em tempo real no portal da Folha de São Paulo. O corpus foi submetido à análise lexical pelo Alceste, por meio do procedimento padrão; o dendrograma foi estruturado em duas classes temáticas. Os achados demonstraram que, embora tenha sido preponderante o percentual de notícias ancoradas na categoria "Presidenciáveis e ligações partidárias", a análise do material jornalístico sobre as eleições presidenciais no Brasil demonstrou que o quadro político ancora-se também em outros aspectos, sobretudo de ordem econômica: "Especulações econômicas e a conjuntura política”. Neste sentido, a economia emerge como um fator importante de avaliação do desempenho de um governo, podendo gerar especulações quando relacionado ao panorama das eleições.

Palavras chave: eleições presidenciais no Brasil; representações sociais; política.

ABSTRACT: The objective was to know what the print media conveys about the presidential elections in Brazil (2014). As a documentary research, this study was conducted from textual materials analysis on the subject collected in real time on the website of Folha de São Paulo. The corpus was submitted to lexical analysis by Alceste, through the standard procedure; the dendrogram was structured in two thematic classes. The findings showed that although it has been predominant the percentage of news anchored in the "presidential and political party links", the analysis of journalistic material on the presidential elections in Brazil has shown that the political landscape is anchored in other aspects, especially order economic: "speculation economic and the political conjuncture" in this sense, the economy emerges as an important factor in evaluating the performance of a government, which can generate speculation when related to the panorama of the elections.

Keywords: presidential elections in Brazil; social representations; political.

Downloads

Publicado

16.01.2015

Como Citar

Coutinho, M. da P. de L., de Araújo, L. S., Coutinho, M. de L., Morais, L. C. A., & Batista, J. R. M. (2015). Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media. Psicologia E Saber Social, 3(2), 247–252. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14473

Edição

Seção

Estudo Empírico