Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Enquanto ainda estamos configurando o site para corrigir essa questão, em situações de erro, os arquivos de submissão podem ser encaminhados para o e-mail da revista:" psi.saber.soc@gmail.com.
Agradecemos a compreensão. - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme os requisitos do item "Processo de Avaliação por Pares".
- É respeitado o limite de páginas para cada categoria: 30 páginas para Estudo empírico, Revisão da Literatura, Artigo Teórico e Artigo Metodológico (incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências) e 4 páginas para Resenha.
- O texto está com espaçamento duplo; usa fonte Times New Roman corpo 12 e com o texto alinhado à esquerda.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos das Normas da Revista e da sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association.
-
Estão sendo submetidos os seguintes documentos: o corpo do manuscrito, a folha de apresentação e um documento separado com as figuras e tabelas.
Estudo Empírico
Trata-se de relato de pesquisa original, com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura reflete os estágios do processo de investigação apresentados na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente e explicitação dos propósitos da investigação); Referencial Teórico (seção opcional que apresenta as teorias que embasam o trabalho); método (descrição dos participantes, instrumentos e procedimentos utilizados na condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (síntese, interpretação e implicações dos resultados). Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
Revisão da Literatura
Trata-se de revisão sistemática ou meta-análise de material já publicado sobre um determinado assunto, mediante procedimento metodológico claro. O propósito deste tipo de contribuição é a atualização na avaliação da literatura, considerando o progresso da pesquisa e/ou buscando clarificar um problema específico. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Não há uma estrutura de seções predefinida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É, entretanto, fundamental que haja um argumento organizador e que não se trate apenas de uma compilação de pesquisas já realizadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
Artigo Teórico
Trata-se de trabalho que, baseado na literatura teórica e empírica existente, propõe avanços conceituais e teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de um dado campo científico, para expandir ou refinar seus construtos teóricos, propor uma nova teoria ou analisar uma teoria existente, indicando suas fragilidades ou demonstrando a vantagem de outra teoria sobre aquela. Usualmente, os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. Não há uma estrutura de seções predefinida para este tipo de contribuição, devendo os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental, entretanto, que haja um elemento propositivo no texto. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
Artigo Metodológico
Trata-se de discussão sobre procedimentos correntes de coleta e análise de dados, de propostas de aperfeiçoamento de técnicas existentes ou de formulação de novas abordagens metodológicas. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração dos métodos ou técnicas discutidos. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica.
Resenha
Trata-se de revisão crítica de obra recém-publicada (máximo de 2 anos atrás), que orientem o leitor quanto a sua natureza, características e usos potenciais. É fundamental que não seja apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente de uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 4 páginas, incluindo todos os seus elementos. Deve apresentar título em português e em inglês, como também a referência completa do livro resenhado logo abaixo do título. Não há resumo ou abstract.
Declaração de Direito Autoral
Declaro que o texto é inédito e foi submetido exclusivamente a essa Revista para fins de publicação. Ressalto que foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos em lei. Declaro ainda que as opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito.
Declaro concordar com a cessão dos direitos autorais do artigo à Revista Psicologia e Saber Social, estando vedada sua reprodução, total ou parcial, em meio impresso, magnético ou eletrônico, sem autorização prévia por escrito do Editor da Revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.