Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Enquanto ainda estamos configurando o site para corrigir essa questão, em situações de erro, os arquivos de submissão podem ser encaminhados para o e-mail da revista:" psi.saber.soc@gmail.com.

    Agradecemos a compreensão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme os requisitos do item "Processo de Avaliação por Pares".
  • É respeitado o limite de páginas para cada categoria: 30 páginas para Estudo empírico, Revisão da Literatura, Artigo Teórico e Artigo Metodológico (incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências) e 4 páginas para Resenha.
  • O texto está com espaçamento duplo; usa fonte Times New Roman corpo 12 e com o texto alinhado à esquerda.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos das Normas da Revista e da sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association.
  • Estão sendo submetidos os seguintes documentos: o corpo do manuscrito, a folha de apresentação e um documento separado com as figuras e tabelas.

Diretrizes para Autores

Enquanto ainda estamos configurando o site para corrigir essa questão, em situações de erro, os arquivos de submissão podem ser encaminhados para o e-mail da revista:" psi.saber.soc@gmail.com.

Agradecemos a compreensão.

I. Apreciação dos Manuscritos

O manuscrito que se enquadra nas categorias "Estudo Empírico", "Revisão da Literatura", "Artigo Teórico" e "Artigo Metodológico", "Resenha" descritas nas Políticas de Sessão é aceito para análise, pressupondo-se que:

(a) o mesmo trabalho não foi publicado e nem está sendo submetido para publicação em outro periódico;

(b) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na Revista Psicologia e Saber Social;

(c) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;

(d) os autores seguiram todos os procedimentos éticos recomendados pelos padrões adotados pela Revista. As etapas de avaliação do manuscrito estão descritas no item "Processo de Avaliação por Pares".

É importante observar o limite máximo de páginas estabelecido para cada categoria de manuscrito. São permitidas até 30 páginas para Estudo Empírico, Revisão da Literatura, Artigo Teórico e Artigo Metodológico (abrangendo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências). Para Resenha, o limite é de 4 páginas. Caso haja necessidade de ultrapassar esses limites, é imprescindível comunicar à Equipe Editorial, que avaliará cada caso individualmente.

Não há um número máximo estabelecido de autores por artigo. Contudo, em casos em que o artigo conta com mais de 6 autores, é requerido que os autores justifiquem à Equipe Editorial a razão para a presença de um número alto de autores.

 

II. Normas de Elaboração

Os manuscritos submetidos devem ter sido elaborados conforme as normas da sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association.

As prescrições e exemplos apresentados a seguir, para orientação dos autores, se encontram de acordo com tais normas.

No caso de aspectos não cobertos pela presente síntese, sugere-se consultar as seguintes referências:

- Blog da Apa Style -> https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines

- APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association. Seventh Edition. APA.

 

III. Apresentação e Encaminhamento dos Manuscritos

A submissão dos manuscritos deve ser feita unicamente através do sistema eletrônico (OJS - SEER) da Revista Psicologia e Saber Social, no item "Submissões" (https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/about/submissions).

Os manuscritos devem ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês, ou eventualmente em outro idioma, a critério da Equipe Editorial.

Por ocasião da submissão, os autores deverão fazer a transferência de três diferentes arquivos, no formato do processador de texto WORD 2003 ou posterior : (1) o manuscrito propriamente dito; (2) uma folha de apresentação; (3) as figuras e/ou tabelas (se for o caso).

 

Corpo do manuscrito (1o arquivo)

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo entre as linhas, em papel A4, com as quatro margens de 2,5 cm, e parágrafos de 1,25cm com alinhamento à esquerda. O conjunto do corpo do manuscrito, incluindo resumos, referências, figuras e tabelas, deve obedecer aos limite máximo de páginas estabelecido para os diferentes tipos de contribuição.

Este arquivo não deve ter a indicação dos autores, sendo constituído apenas pelo título, o resumo e as palavras-chave em português, como também o title, o abstract e as keywords, seguidos do texto do manuscrito.

Os resumos no idioma escolhido, com o máximo 250 palavras, e em inglês devem ser inseridos após os respectivos títulos.

As palavras-chave no idioma escolhido e em inglês - em número de 5 - devem ser inseridas após os respectivos resumos.

O artigo que consista em relato de pesquisa empírica deve ser apresentado, preferencialmente, com as seguintes seções principais: introdução, método, resultados, discussão e conclusões.

Os títulos das seções principais em que um artigo esteja organizado devem ser digitados em negrito. Caso seja necessário subdividir a seção, os subtítulos devem ser digitados em itálico. Por exemplo: Método (seção principal); Coleta de dados (subdivisão da seção).

As notas, quando houver, devem ser numeradas, sucintas e apresentadas ao final do texto, em fonte 10, simples e sem entrada de parágrafo. Não deve ser utilizado o recurso "Inserir Notas" do Word.

 

Folha de apresentação (2o arquivo)

A folha de apresentação deve conter: os títulos (no idioma original e em inglês); o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), suas titulações e respectivas vinculações institucionais; o endereço completo de correspondência, telefone e e-mail do autor indicado para manutenção de contato com a revista.

Os títulos no idioma escolhido e em inglês devem conter no máximo 20 palavras.

A afiliação institucional deve conter os nomes completos da instituição e do departamento ou programa de pós-graduação em que o autor e coautores atuam, com indicação da cidade e país.

Caso o trabalho que deu origem ao manuscrito tenha sido financiado ou apoiado por alguma agência de fomento, o nome desta deve ser indicado.

 

Tabelas e figuras (3o arquivo)

As figuras e tabelas devem ser construídas de acordo com as normas da APA. O arquivo poderá ter até 6 figuras e tabelas, com seus respectivos títulos e eventuais legendas.

As figuras e tabelas deverão ser encaminhadas, em preto e branco, em um único arquivo separado do texto, uma por página.

As tabelas deverão ser confeccionadas de acordo com a norma APA (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/tables) e inseridas em arquivo word. As figuras também devem estar de acordo com a norma APA (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/figures) e inseridas no arquivo word.

Devem ser assinalados no corpo do texto os locais em que cada figura e tabela será inserido. Exemplos: "INSERIR TABELA 1"; “INSERIR FIGURA 1”.

 

IV. Exemplos para a Normatização do Trabalho

1. Citação de obras no corpo do texto e suas referências

a) No caso de apenas um autor, escrever o seu sobrenome com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo (independente de estar fora ou dentro dos parênteses), seguido da data de publicação da obra em foco.

No texto: (Allport, 1924); Allport (1924)

Nas referências: Allport, F. (1924). Social Psychology. Houghton Miffin.

b) Quando um trabalho tem dois autores, escrever os sobrenomes, da forma acima descrita, seguidos da data de publicação da obra conjunta.

No texto: Berger e Luckmann (1966); (Berger & Luckmann, 1966)

Nas referências: Berger, P., & Luckmann, T. (1966). A construção social da realidade. Vozes.

c) Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, escrever todos os sobrenomes na primeira citação, seguidos da data de publicação. Nas citações subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. e da data de publicação.

No texto: - 1ª citação: Sá, Souto & Moller (1993); (Sá, Souto & Moller, 1993)

- Citações subsequentes: Sá et al. (1993); (Sá et al., 1993)

Nas referências: Sá, C. P., Souto, S. O., & Moller, R. C. (1993). Socialização do saber acadêmico: um estudo sobre a vulgarização do conhecimento científico. Psicologia & práticas sociais, 1 (2), 23-29.

d) Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação. Nas referências registrar todos os autores.

No texto: Oliveira et al. (2004)

Nas referências: Oliveira, D. C., Martins, I. S., Fischer, F. M., Sá, C. P., Gomes, A. M. T., &  Marques, S. C. (2004). Pedagogia, futuro e liberdade: a instituição escolar representada por professores, pais e alunos. Psicologia: Teoria e Prática, Ed.esp, pp. 31-47.

e) Diversos trabalhos do mesmo autor, publicados num mesmo ano, devem ser identificados pelas letras a, b, c, etc, conforme a ordem de sua citação no texto, escritas sem espaçamento após o ano de publicação. Nas referências, os títulos devem ser registrados na mesma ordem.

No texto: Moscovici (1993a); Moscovici (1993b); Moscovici (1993a, 1993b)

Nas referências: - Moscovici, S. (1993a). The return of the unconscious. Social Research, 60, 39-93.

- Moscovici, S. (1993b). Introductory Address. Papers on Social Representations, 2, 160-170.

f) Para trabalhos aceitos para publicação, mas ainda não publicados, colocar no local da data a expressão "no prelo" para artigos em português e "in press" para artigos em inglês, tanto nas citações no texto quanto nas referências.

g) As citações literais de um trabalho no texto devem incluir a página (p.) ou as páginas (pp.) de onde foram extraídas.

Exemplos: - Como diz Farr (1992, p.186), as representações "estão tanto na cultura quanto na cognição".

- "Em geral a história só começa no ponto em que termina a tradição, momento em que se apaga ou decompõe a memória social" (Halbwachs, 2006, pp. 100-101).

h) A citação de dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parênteses deve seguir a ordem de sua apresentação nas referências.

- Quando a citação é de mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), a ordem de apresentação deve ser cronológica e crescente (do trabalho mais antigo ao mais recente).

Exemplo: (Rouquette, 1994, 1996)

- No caso de citação de trabalhos de diferentes autores, estes devem ser apresentados por ordem cronológica de publicação e separados por ponto e vírgula (;). Caso as publicações sejam do mesmo ano, proceder como item (e).

Exemplo: (Moscovici, 1984; Flament & Rouquette, 2003)

i) No caso de citações indiretas, inclua a citação indireta nas referências; no texto, nomeie o trabalho original e dê uma citação para a fonte secundária. Por exemplo, se um trabalho de Allport é citado em um trabalho de Nicholson, mas você não leu o trabalho de Allport, liste o trabalho de Nicholson nas referências. No texto, use a expressão "como citado em".

Exemplo: O diário de Allport (como citado em Nicholson, 2003).

j) As comunicações pessoais não são incluídas nas referências; cite-as apenas no texto. Coloque as iniciais e o sobrenome do autor, assim como a data o mais exata possível.

Exemplo: T. K. Lutes (comunicação pessoal, 18 de abril, 2001).

k) As autorias institucionais (corporações, associações órgãos governamentais, entre outros) deverão ser escritos por extenso na primeira citação e abreviados a partir de então.

No texto: - 1ª citação: Banco Central do Brasil [BACEN] (2003)

- Citações subsequentes: BACEN (2003).             (BACEN, 2003).

Nas referências: Banco Central do Brasil (2003). Anuário de crédito rural. Recuperado em 10 novembro, 2003, de http://www.bcb.gov.br/htms/CreditoRural/2001/rel53211.pdf

*Exceção: Se o nome do autor for curto ou se a abreviatura não for facilmente reconhecida, escreva-o por extenso toda vez que ele aparecer no texto.

 

2. Componentes das referências

a) Referência de livro: Último sobrenome, Iniciais do nome e sobrenomes anteriores. (ano de publicação do trabalho). Título e subtítulo em itálico. Editora.

Exemplo: Kiesler, C. (1971). The psychology of commitment. Experiments linking behaviors to belief. Academic Press.

b) Referência de capítulo de livro: Último sobrenome, Iniciais do nome e sobrenomes anteriores. (ano de publicação do trabalho). Título do capítulo. In Iniciais do nome e sobrenomes anteriores, Último sobrenome (Org.). Título e subtítulo em itálico (pp.). Editora.

Exemplo: Moscovici, S. (1989). Des représentations collectives aux représentations sociales: éléments pour une histoire. In D. Jodelet (Org.). Les représentations sociales (pp. 62-86). Presses Universitaires de France.

c) Referência de artigo: Último sobrenome, Iniciais do nome e sobrenomes anteriores. (ano de publicação do trabalho). Título do artigo. Título do periódico, Volume(número da revista), páginas inicial e final do artigo. doi do artigo

Exemplo: Guimelli, C., & Rouquette, M-L. (1993). Note sur la formalisation des schèmes étranges dans l'étude des représentations sociales. Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, 19(3), 43­‑48.

d) No caso de artigo publicado em periódico, revista e boletim eletrônicos, após os componentes normais, indicar a URL de onde ele foi recuperado.

Exemplo: Almeida, A. M. O., Santos, M. F. S., & Trindade, Z. A. (2000). Representações e práticas sociais: contribuições teóricas e dificuldades metodológicas. Temas em Psicologia, 8 (3), 257-267. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v8n3/v8n3a05.pdf.

e) Referência de tese e dissertação: Sobrenome, Iniciais do nome e sobrenomes anteriores. (ano de defesa). Título do Trabalho. Tipo do documento, Instituição, cidade, estado, país.

Exemplo: Naiff, D. G. M. (2005). A memória social dos regimes Vargas: um estudo comparativo entre duas gerações no Rio de Janeiro. Tese de doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Estudo Empírico

Trata-se de relato de pesquisa original, com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura reflete os estágios do processo de investigação apresentados na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente e explicitação dos propósitos da investigação); Referencial Teórico (seção opcional que apresenta as teorias que embasam o trabalho); método (descrição dos participantes, instrumentos e procedimentos utilizados na condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (síntese, interpretação e implicações dos resultados). Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Revisão da Literatura

Trata-se de revisão sistemática ou meta-análise de material já publicado sobre um determinado assunto, mediante procedimento metodológico claro. O propósito deste tipo de contribuição é a atualização na avaliação da literatura, considerando o progresso da pesquisa e/ou buscando clarificar um problema específico. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Não há uma estrutura de seções predefinida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É, entretanto, fundamental que haja um argumento organizador e que não se trate apenas de uma compilação de pesquisas já realizadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Artigo Teórico

Trata-se de trabalho que, baseado na literatura teórica e empírica existente, propõe avanços conceituais e teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de um dado campo científico, para expandir ou refinar seus construtos teóricos, propor uma nova teoria ou analisar uma teoria existente, indicando suas fragilidades ou demonstrando a vantagem de outra teoria sobre aquela. Usualmente, os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. Não há uma estrutura de seções predefinida para este tipo de contribuição, devendo os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental, entretanto, que haja um elemento propositivo no texto. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Artigo Metodológico

Trata-se de discussão sobre procedimentos correntes de coleta e análise de dados, de propostas de aperfeiçoamento de técnicas existentes ou de formulação de novas abordagens metodológicas. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração dos métodos ou técnicas discutidos. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.
Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica.

Resenha

Trata-se de revisão crítica de obra recém-publicada (máximo de 2 anos atrás), que orientem o leitor quanto a sua natureza, características e usos potenciais. É fundamental que não seja apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente de uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 4 páginas, incluindo todos os seus elementos. Deve apresentar título em português e em inglês, como também a referência completa do livro resenhado logo abaixo do título. Não há resumo ou abstract.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.