O problema da hybris na filosofia grega antiga
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2019.48167Palavras-chave:
Hybris, métron, mesótēs, lógos, homologeīnResumo
O objetivo deste trabalho é o de mostrar como a filosofia grega antiga tratou do fenômeno humano da hybris – a desmedida – a partir das considerações de Platão, Aristóteles e Heráclito, pensadores que se debruçaram sobre a questão. Nesta perspectiva, serão apresentadas as noções por meio das quais cada um dos filósofos supracitados combateu o problema, partindo da apresentação de um métron natural (physei) – uma medida – que pudesse extinguir a hybris e ser tomada como critério ontológico da ação do homem em geralDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





