A REPRESENTAÇÃO DO TRÁGICO NO ROMANCE LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2022.83885Palavras-chave:
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar, Elementos trágicosResumo
O objetivo deste trabalho foi discutir a possibilidade da presença de elementos trágicos na obra Lavoura Arcaica à luz dos ensinamentos de Aristóteles sobre o sentido do trágico. Para tanto, foi pesquisado o gênero no texto de Raduan, nas situações em que se podem verificar os aspectos configuradores do trágico, tais como foram apresentados no teatro grego: desmedida (hybris), erro trágico (hamartia), efeito catártico ou de purgação (kátharsis), inversão da situação da personagem (peripetéia), reconhecimento (anagnórisis) e catástrofe (sparagmós). Verificamos, no romance de Raduan, o perfil da personagem trágica e a estrutura da ficção contemporânea, a partir do enfoque centrado na personagem protagonista do romance de Raduan, e quais os elementos de significação da personagem e da estrutura da narrativa que se aproximam, assemelham-se, ou se distanciam da configuração da personagem e dos elementos desencadeadores do trágico. Esperamos que este estudo possa somar-se aos estudos de enfoques existentes sobre o sentido do trágico, contribuindo para os estudos literários e para a formação de uma fortuna crítica sobre Raduan.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thais Regina Gimenes Chagas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.